Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2021 / 12 / Webinários Rotas da Cultura

Webinários Rotas da Cultura

Ministério do Turismo e Instituto CCR, em 30/11/2021.

SEMINÁRIO AO VIVO E ONLINE

O levantamento inédito Rotas da Cultura, realizado pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte, revela dados sobre o financiamento público do setor cultural brasileiro. A pesquisa traz informações sobre o funcionamento do setor nos dois principais polos culturais do país: Rio de Janeiro e São Paulo.


Do total de 104 municípios analisados no estudo sobre o financiamento do setor cultural, 80 estão no estado de São Paulo e 24 do Rio de Janeiro. Além das capitais, estão inclusas na pesquisa as cidades que se encontram em torno de três grandes eixos rodoviários: Dutra/Via Lagos, Anhaguera/Bandeirantes e Castello Branco/Raposo Tavares. São 34,9 milhões de habitantes (17% da população nacional) numa região com PIB (Produto Interno Bruto), de R$ 1,9 trilhão, o que corresponde a 27% do total do país. Os dados relativos aos municípios avaliados serão apresentados e comentados por autoridades dos governos federal, estadual e municipal nos dias 07 e 09 de dezembro de 2021, em dois seminários ao vivo e online. Aqueles que acompanharem ao menos 70% do conteúdo de um dos seminários receberão um certificado de participação em até duas semanas após o evento.

No webinário de 07/dez, das 10h às 12h, João Leiva, Ricardo Meirelles e Claudinéli Moreira Ramos apresentarão o estudo focando os 80 municípios paulistas mapeados (12% do estado). Na sequência, Aldo Valentim (secretário de economia criativa e diversidade cultural do Ministério do Turismo), Cláudia Pedrozo (secretária executiva de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP) e Alexandra Caprioli (secretária de cultura e turismo de Campinas) debaterão conosco os resultados, conjuntura atual e perspectivas do setor.

No webinário de 09/dez, das 10h às 12h, João Leiva, Ricardo Meirelles e Claudinéli Moreira Ramos apresentarão o estudo focando os 24 municípios fluminenses mapeados (26% do estado). Em seguida, Danielle Barros (secretária estadual de Cultura e Economia Criativa do RJ) e Leonardo Giordano (secretário de cultura de Niterói) estarão conosco no debate sobre os resultados, a conjuntura atual e perspectivas do setor,

Haverá certificado de participação e as inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo link: http://bit.ly/rotasdacultura