Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2022 / 01 / Chamada para submissão - DOSSIÊ: O espaço delas: artistas mulheres e poéticas tridimensionais - Deadline: 30 abril 2022

Chamada para submissão - DOSSIÊ: O espaço delas: artistas mulheres e poéticas tridimensionais - Deadline: 30 abril 2022

 

Organização/ Editoras convidadas

Tatiana Sampaio Ferraz e

Marina Mazze Cerchiaro

Ao longo do século XIX e da primeira metade do século XX, muitos foram os obstáculos à atuação de artistas mulheres no campo da escultura, considerada por muitos uma "arte masculina". Os desafios dessa linguagem são de ordens diversas - envolvendo desde seu alto custo em relação às outras modalidades, necessidades infra-estruturais de espaço de trabalho e equipamentos, até da ordem da exposição e da comercialização, como montagem, transporte e colecionismo privado. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, muitas mulheres artistas passam a se dedicar à produção tridimensional, sendo inclusive reconhecidas pela crítica, pelas instituições e pelos historiadores da arte. Nesse período, a noção de escultura vai sendo modificada, hibridizando-se com outras linguagens e expandindo suas pesquisas plásticas da forma na direção da problemática do espaço e/ou do corpo, em diálogo com outras áreas do conhecimento. Embora as mulheres tenham tido papel fundamental nesse processo de mudanças da linguagem escultórica em direção a um "campo ampliado", nos termos de Rosalind Krauss, muitas delas inovando no que diz respeito aos materiais, técnicas e processos de produção, suas trajetórias e poéticas foram, em muitos casos, obliteradas pela história da arte ocidental, em particular a moderna, que sempre privilegiou a pintura, a ponto de ser caracterizada por Walter Zanini como "empresa de pintores" (expressão cunhada no livro Tendência da Escultura Moderna, publicado em 1971).

O dossiê O espaço delas: artistas mulheres e poéticas tridimensionais, organizado por Tatiana Sampaio Ferraz e Marina Mazze Cerchiaro, tem como propósito reunir artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, dentre outros tipos de produção textual, que tratem da atuação das artistas e de suas produções tridimensionais, bem como dos modos pelos quais as dinâmicas de gênero incidem no "campo ampliado" da escultura. Nesse recorte, serão bem-vindas contribuições que enfoquem:

1) artistas e produções tridimensionais marginalizadas pela história da arte;

2) a atuação e os processos de inserção profissional e consagração das artistas;

3) materialidade, circulação e institucionalização das obras feitas por elas, buscando compreender as transformações sofridas ao longo do tempo;

4) produções contemporâneas que estabeleçam relações entre o feminino e poéticas tridimensionais;

5) poéticas tridimensionais a partir de perspectivas feministas;

6) práticas escultóricas, tridimensionais e/ou espacializadas em diálogo com o espaço urbano;

7) práticas escultóricas, tridimensionais e/ou espacializadas em diálogo com outras linguagens e áreas do conhecimento.

Esta chamada está aberta para publicação no volume 4 do primeiro semestre de 2023.

As colaborações podem ser em português, espanhol, inglês ou francês e devem ser enviadas até 30 de abril de 2022 pelo site:

http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/about/submissions

Os textos devem ter de 25.000 a 35.000 caracteres com espaços, incluindo todas as informações adicionais (resumo, palavras-chave, dados do autor, legendas, etc.). Também são aceitas submissões de traduções, curadorias, entrevistas, autorias, resenhas de livros, de exposições.

Artigos de temática livre, entrevistas e resenhas, dentro do campo das Artes Visuais, podem ser submetidos em fluxo contínuo. As normas para elaboração dos artigos estão disponíveis em um template no site.

http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/index