Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2022 / 03 / Hoje 31 de março, lançamento do livro Bienal de São Paulo desde 1951

Hoje 31 de março, lançamento do livro Bienal de São Paulo desde 1951

 

Lançamento livro Bienal de São Paulo

Imagem livro: "Bienal de São Paulo desde 1951"

 

Por Bienal de São Paulo http://www.bienal.org.br/

Hoje (31/03), a Fundação Bienal lança, no Pavilhão da Bienal, o livro de ensaios Bienal de São Paulo desde 1951, publicação comemorativa dos 70 anos da Bienal de São Paulo, completos em 2021, e dos 60 anos da Fundação Bienal, celebrados neste ano. 🎂 A participação é gratuita: inscreva-se aqui. Saiba mais sobre o evento e se planeje!

 

Organizada por Paulo Miyada – curador-adjunto da 34ª Bienal (2020-2021) e curador-adjunto para arte latino-americana do Centre Pompidou – a publicação é composta por 30 ensaios de autores tão diversos como Abílio Guerra, Lula Wanderley, Francisco Alambert, Regina Teixeira de Barros, Glaucia Villas-Boas, Isobel Whitelegg, entre outros.

 

Os textos reforçam o caráter plural da Bienal, com múltiplas vozes que combinam pesquisas, perspectivas críticas, criações narrativas e anedotas, em uma diversidade que reflete a principal característica do evento: a sua contínua transformação.

 

Para comemorar o lançamento, serão realizadas, no dia 31, três mesas de conversa mediadas por Paulo Miyada com autores do livro, seguidas pelo lançamento da publicação. O evento é gratuito e aberto ao público. Participe! 😎

 

Mesa 1. Do que cabe aqui, 14h30

Conversa sobre momentos em que a Bienal de São Paulo abrigou formas de fazer arte que transformaram a trajetória da exposição.

 

Convidados:

- Bruno Pinheiro, pesquisador em História na Unicamp

- Lula Wanderley, artista gráfico e poeta visual

- Cláudio Bueno e João Simões, artistas, pesquisadores e curadores

 

Mesa 2. Quando o fora está dentro, 16h

A mesa abordará episódios da Bienal em que o contexto político e social do período influenciou diretamente a organização da exposição.

 

Convidados:

- Regina Teixeira de Barros, doutora em Estética e História da Arte pela USP

- Caroline Saut Schroeder, professora e pesquisadora

- Fernanda Albuquerque, curadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Mesa 3. Arte e mais que arte, 17h30

Mesa sobre as ocasiões em que ficou claro o desejo da Bienal de expor e abordar a arte para além dos seus limites formais tradicionais.

 

Convidados:

- Francisco Alambert, doutor em História e professor do Departamento de História da USP

- Glaucia VIllas Bôas, professora titular da UFRJ

- Tiago Gualberto, artista visual, pesquisador e educador

 

Lançamento do livro 19h

Todas as mesas e o lançamento acontecem no Auditório Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, Portão 3. Para entrar, será solicitada apresentação de comprovante vacinal completo contra Covid-19.

 

Esperamos você!