Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2022 / 05 / MATA, exposição de fotografias de Felipe Prando

MATA, exposição de fotografias de Felipe Prando

Imagem exposição Felipe Prando

Imagem de divulgação

 

Abriu nessa semana, na Galeria Ponto de Fuga, em Curitiba, a exposição MATA do fotógrafo, artista visual, pesquisador e educador Felipe Prando. O ensaio é composto por 16 imagens em preto e branco que variam em diferentes tamanhos, entre 40 x 55 cm e 62 x 98 cm, e são impressas em papel fine-print com padrão museológico de conservação.

Felipe, que em seus projetos recentes tem abordado a relação entre floresta, cidade e suas representações como paisagem através de fotografias que exploram a potência metafórica das imagens e evocam um registro/procedimento documental para pensar a realidade, apresenta nesse recorte MATA para a Ponto de Fuga, um ensaio fotográfico realizado nos dois anos de isolamento em função da covid-19 na região de Bocaíuva do Sul, região metropolitana de Curitiba. Nessa região se encontra um tipo de floresta que caracteriza o meio ambiente do Sul do Brasil e é denominada Floresta Ombrófila Mista ou Floresta das Araucárias. O trabalho do fotógrafo foi pôr-se a ver os diferentes desenhos dessa mata, que se transformava a cada dia. Nas imagens resultantes há uma estética minimalista e um efeito magicizante, pois os muitos tons de cinza vão revelando outras camadas e profundidades do que pode ser visto num ambiente natural.

É desse modo que o ensaio fotográfico MATA desafia o regime da visualidade atual, na medida em que requer outro tipo de tempo do espectador/leitor, um tempo mais atrelado à poesia e à introspecção e que, como consequência, se desconecta da lógica acelerada da realidade vivida.

Felipe Prando é doutor em artes visuais pela ECA-USP (2016) e professor adjunto do Departamento de Artes de Universidade Federal do Paraná (DeArtes-UFPR). Atualmente vive e trabalha em Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Mata, com fotografias de Felipe Prando

Local: Galeria Ponto de Fuga

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1220 Centro

Horário: de segunda à sábado, das 18 às 22h.

Visitação aberta de 18 de maio a 30 de junho.

Contato do artista: (41)99868-4955

Conteúdo relacionado
Rede: Campo Neutral