Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2022 / 05 / MUJ Educação #3

MUJ Educação #3

Acolher, dialogar, conectar, transformar

Por Museu Judáico SP https://museujudaicosp.org.br/educacao-e-participacao/

Educação e participação é um programa de mediação cultural que desenvolve ações educativas e culturais para mediar as exposições em cartaz e o patrimônio do Museu Judaico de São Paulo (MUJ), em diálogo vivo com o território e com a cidade.

 

EDUCAÇÃO: o programa produz experiências em que os visitantes constroem conhecimento sobre a história e a cultura judaica através do diálogo, da troca e do debate.

 

PARTICIPAÇÃO: temos o compromisso em convidar diferentes perfis de públicos a se envolver, fazer parte do Museu e ajudar na sua construção coletiva.

 

Você sabia que museu também é lugar de aprender?

Pesquisa do Oi Futuro/Consumoteca sobre o futuro dos museus investigou a relação das pessoas com essas instituições. Para 65% dos entrevistados, a principal função dos museus é a aprendizagem. A dimensão educacional vem sendo cada vez mais reconhecida e valorizada!

 

No MUJ acontecem visitas mediadas com a comunidade escolar, universidades e ONGs. Além disso, também realizamos o Encontro com o professor: uma formação para colaborar com o planejamento e a preparação de educadores que querem trazer suas instituições para uma visita ao Museu - propondo um diálogo com os conteúdos já trabalhados em salas de aula.

 

No dia 28 de abril se comemora o Dia da Educação. Para celebrar essa data, reunimos no MUJ coordenadores dos programas de educação do Museu de Arte Sacra, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol e Instituto Tomie Ohtake. A ideia foi promover um bate-papo sobre Educação em museus.

 

Quais foram as principais transformações da Educação em museus nos últimos anos? Quais são os principais desafios diante de nós? Como podemos nos fortalecer mutuamente em rede? Esses, entre outros temas, estiveram no centro dessa conversa, marcada por histórias contadas por cada convidado.


 

Imagem 5 MUJ

Foto: Denise Magalhães


Próximas ações do Educação e Participação:

 

Imagem 4 Educação e participação MUJ

Foto: Denise Magalhães

Banquete musical

Terças, sábados e domingos | 14h (até o dia 08 de maio)

 

Apresentação musical e cênica para todos os públicos, em comemoração ao Pessach, festa judaica, que celebra a libertação dos hebreus no Egito Faraônico.

 

https://museujudaicosp.org.br/educacao-e-participacao/