Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2022 / 05 / O coletivo vencedor do prêmio Turner trouxe o espírito de Lina Bo Bardi para Nottingham

O coletivo vencedor do prêmio Turner trouxe o espírito de Lina Bo Bardi para Nottingham

'Nós não achamos que eles usariam os animais como trampolins' - Montar desencadeia o caos

 

Imagem 1 Lina Bo em Nottingham

Foto: Julian Hughes

 

Por The Guardian https://www.theguardian.com/artanddesign/2022/may/11/assemble-unleash-brazilian-mayhem-lina-bo-bardi-nottingham

A gigantesca bola verde está à solta, sendo conduzida por uma gangue de crianças em idade escolar, que a aceleram alegremente em direção a um círculo de animais de espuma moles, colidindo com um projetor pendurado no teto ao longo do caminho. Outras crianças pulam entre as criaturas cobertas de vinil, pulando de tartaruga para tigre, enquanto um menino começa a cavalgar uma foca. Na sala ao lado, outra turma desce por uma série de escorregadores vermelhos brilhantes que irradiam de um pódio escalonado, enquanto outros estão ocupados com pedaços de folhas de ouro, revezando-se para pular e colar suas impressões digitais cintilantes nas paredes do Nottingham. Contemporâneo.

 

Este é exatamente o tipo de caos alegre que a arquiteta modernista Lina Bo Bardi imaginou quando desenhou uma ilustração da praça pública de seu Museu de Arte de São Paulo (Masp) em 1968. No auge da ditadura militar repressiva do Brasil, ela imaginou um mundo de brincadeiras inocentes, onde crianças escalavam carrosséis de arco-íris, rastejavam por tubos e deslizavam pelos slides em forma de fita vermelha de suas “esculturas praticáveis” – que nunca viram a luz do dia.

 

“Ela retratou uma realidade impossível”, diz Jane Hall, membro do coletivo de arquitetura premiado Turner Assemble, que foi contratado pela galeria de Nottingham para dar vida a alguns dos esquemas lúdicos de Bo Bardi mais de meio século depois de desenhar eles. “Você nunca poderia ter filhos ocupando o espaço público dessa maneira sob a ditadura, mas ela queria que eles fossem a força vital da instituição.” Como Bo Bardi implorou: “Os jovens serão os protagonistas da vida do museu através do design, da música e do teatro”.

 

A mostra de Nottingham toma seu desenho evocativo como ponto de partida para as instalações, que mostram duas de suas esculturas lúdicas criadas pela primeira vez, juntamente com uma terceira que foi desenvolvida em colaboração com crianças de escolas locais. Uma vitrine na entrada da galeria apresenta um quadro de barro grudento de pedaços amorfos e bobs produzidos com os alunos, que foi então “interpretado” por Assemble (com bastante licença artística) na estrutura da peça. O resultado é uma coisa enigmática, um casulo de treliça de madeira verde estofado com almofadas azuis squidgy, que emitem gravações de ruídos de playground quando você os pressiona, todos encimados pela importante bola verde inflável, coroando a estrutura como uma grande ervilha brilhante.

Imagem 2 Lina Bo em Nottingham

Foto: Julian Hughes


“Nós nunca imaginamos que eles escalariam”, diz um vigilante, olhando um pouco horrorizado enquanto um grupo de crianças escala a estrutura de madeira e se revezam para se lançar em cima da bola inflável, tentando o máximo que podem estourá-la. . “Nós também não previmos que eles usariam os animais como trampolins.”

Os adultos nunca podem prever o que as crianças vão fazer, o que torna esse show um deleite surreal (e uma possível dor de cabeça para quem administra o espaço). Ao contrário dos habituais equipamentos de recreio prescritivos desenhados por adultos, as coisas nestas galerias pretendem ser gatilhos para um universo imprevisto de brincadeiras imaginativas, dirigidas pelas próprias crianças com alegria anárquica. Pode não ser tão elaboradamente equipado quanto o soft play center na estrada, mas é grátis – e vem com o frisson adicional de poder carregar assim nos arredores sagrados de uma galeria de arte contemporânea. O processo também foi uma benção para as escolas locais, injetando algumas maldades de forma livre no currículo.

“As escolas às vezes podem construir um sistema que esgota a imaginação das crianças”, diz Ross Brooks, diretor interino da Jubilee Academy em Bilbrough, uma das escolas envolvidas. “O currículo de arte muitas vezes pode ser bastante padronizado, mas este projeto realmente abriu os olhos de nossos alunos para um mundo diferente. Eu os notei se misturando com outras pessoas com quem normalmente não brincam no playground e realmente trabalhando cooperativamente juntos.”

No âmbito do programa Schools of Tomorrow da Nottingham Contemporary , os artistas têm residido em sete escolas primárias e uma creche nos últimos três anos, realizando atividades que também integram a exposição. O projetor precário mostra imagens de uma câmera GoPro que foi presa à cabeça das crianças – brinque através dos olhos das crianças. Outra parede explica uma série de regras para o jogo, que devem ser editadas e adicionadas com notas adesivas pelos visitantes durante a duração da exposição. Outra mostra um tipo de letra desenvolvido pelos alunos, que tem sido usado para rabiscar mais instruções para brincar nas paredes ao redor da galeria. “Apenas pare e comece”, diz um slogan. “Esqueça o tempo”, diz outro.

Imagem 3 Lina Bo em Nottingham

Foto: Julian Hughes

 

As crianças evidentemente se divertiram muito nessas oficinas e, do ponto de vista das escolas, o impacto é claro. “Pode ser bastante comum ser a primeira geração da família a ir para a universidade”, diz-me um professor. “Mas, para alguns de nossos filhos, eles são o primeiro membro de sua família a ir a uma galeria. Esta exposição está literalmente abrindo portas.” Como alcance social, o programa trouxe benefícios, mas as oficinas não se traduzem particularmente em muita coisa significativa nas paredes da galeria. Em vez disso, o trabalho parece um pouco com vinhetas do relatório anual da instituição, registrando devidamente os resultados da equipe de aprendizagem.

 

O uso de Lina Bo Bardi também parece um pouco fino. Nos últimos anos, ela se tornou uma figura da moda a ser citada por artistas e arquitetos de mentalidade social, ansiosos por alinhar seu trabalho com sua abordagem inclusiva e orientada ao usuário para o design de edifícios e espaços públicos. Tendo sido menos celebrada do que seus colegas homens durante grande parte do século 20, ela postumamente desfrutou de uma série de exposições na última década, uma das quais Assemble também projetou . Talvez por isso, a mostra de Nottingham parece supor que seus visitantes estarão familiarizados com seu trabalho e limita sua presença a uma única tela mostrando algumas imagens e citações. Por que ela, os visitantes podem se perguntar. Por que esse desenho em particular? Porque agora?

 

Ainda assim, essas perguntas parecem incomodar pouco as crianças enquanto elas circulam pelas salas, saltando entre as estruturas de jogo em descrença eufórica de que uma galeria de arte possa ser tão divertida. Você quase pode ouvir o fantasma de Bo Bardi gargalhando enquanto os gritos de prazer ecoam pelo prédio.

 

https://www.theguardian.com/artanddesign/2022/may/11/assemble-unleash-brazilian-mayhem-lina-bo-bardi-nottingham