Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2022 / 09 / Museu do Prado investiga procedência de obras de seu acervo

Museu do Prado investiga procedência de obras de seu acervo

Imagem da obra 'Cabeza de mujer con mantilla blanca', de Joaquín Sorolla y Bastida; o Museu do Prado investiga procedência de 62 obras de arte de seu acervo. Foto: Museu do Prado/EFE

 

Por Estadão https://www.estadao.com.br/cultura/artes/museu-do-prado-investiga-procedencia-de-obras-de-seu acervo/#:~:text=O%20Museu%20do%20Prado%20de,subsequente%20ditadura%20de%20Francisco%20Franco.

O Museu do Prado de Madri está investigando a procedência de pelo menos 62 obras de arte de sua extensa coleção, para determinar se foram apreendidas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), ou na subsequente ditadura de Francisco Franco.

 

“O Museu Nacional do Prado decidiu abrir formalmente uma via de investigação sobre a possibilidade de algumas obras presentes em sua coleção serem procedentes de apreensões realizadas durante o período da Guerra Civil, ou durante o franquismo”, que terminou em 1975, anunciou a instituição em um comunicado.

 

“O objetivo é esclarecer qualquer dúvida que possa existir sobre os antecedentes e o contexto anterior à sua entrada nas coleções do Prado e, se necessário e cumprindo todos os requisitos legais, proceder à sua devolução aos seus legítimos donos”, acrescentou o texto do museu.

 

Na terça-feira, 20, o Prado publicou uma lista inicial com 25 obras de seu acervo procedentes do Comissariado Geral da Defesa do Patrimônio Artístico Nacional e que, “provavelmente, foram apreendidas pela Junta de Apreensão e Proteção do Tesouro Artístico durante a Guerra Civil”. Este órgão foi criado por Francisco Franco durante o conflito espanhol.

 

A lista aumentou, porém, e já inclui 62 obras. Entre elas, estão pinturas do impressionista espanhol Joaquín Sorolla e do francês François Boucher, das quais o Museu publicou imagens.

 

O Prado anunciou ainda que lançou uma equipe de investigação - liderada por Arturo Colorado, especialista em patrimônio cultural e na Guerra Civil Espanhola - para investigar a origem das obras da famosa coleção deste museu de Madri. O relatório de seu trabalho será divulgado em janeiro.

 

Entre as 25 primeiras obras identificadas, 17 pinturas foram doadas ao Museu do Prado entre 1940 e 1944. Outras seis foram transferidas, inicialmente, para o Museu de Arte Moderna, entre 1942 e 1943, e depois adquiridas pelo Prado.

 

https://www.estadao.com.br/cultura/artes/museu-do-prado-investiga-procedencia-de-obras-de-seu-acervo/#:~:text=O%20Museu%20do%20Prado%20de,subsequente%20ditadura%20de%20Francisco%20Franco.