Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2023 / 03 / Lançamento de Uma ecologia decolonial com a presença de Malcom Ferdinand em Sp

Lançamento de Uma ecologia decolonial com a presença de Malcom Ferdinand em Sp


A Ubu convida para o lançamento de Uma ecologia decolonial na livraria Megafauna, 11/3, às 16h.
Como pensar uma “ecologia-do-mundo” para sair da tempestade em que nos encontramos? Esta é uma das principais reflexões que o pensador martinicano Malcom Ferdinand propõe no premiado Uma ecologia decolonial – Pensar a partir do mundo caribenho. A conversa conta com a presença do antropólogo e professor da USP Guilherme Moura Fagundes e terá tradução consecutiva.
Segunda, 13/3 – Encontro na FFLCH-USP
O fórum reúne pesquisadores e pesquisadoras da antropologia e filosofia para extrair desdobramentos de Uma ecologia decolonial, de Ferdinand, a FFLCH-USP.

Duas mesas-redondas serão dedicadas aos principais conceitos e problemáticas do livro, compondo um repertório que articula temáticas como a questão racial, Antropoceno, ecologias quilombolas, mundo caribenho, ambientalismo e cosmopolítica.

O evento se encerra com uma conversa entre Ferdinand e o pensador e lavrador quilombola Antônio Bispo.

Haverá transmissão ao vivo do encontro de Ferdinand e Bispo.
Conheça o livro
Uma ecologia decolonial – Pensar a partir do mundo caribenho
Malcom Ferdinand
tradução – Letícia Mei
prefácio – Angela Davis
posfácio – Guilherme Moura Fagundes

Ferdinand critica o que chama de "dupla fratura colonial e ambiental da modernidade", de que resultam, por um lado, as teorias ecologistas que desconsideram o legado do colonialismo e da escravidão; por outro, os movimentos sociais e antirracistas que negligenciam a questão animal e ambiental. Para o autor, a exploração do ser humano e a da natureza caminham lado a lado.