Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2008 / INTERCÂMBIO ARTÍSTICO ENTRE BRASIL E INGLATERRA NO CCSP

INTERCÂMBIO ARTÍSTICO ENTRE BRASIL E INGLATERRA NO CCSP

Participantes do Artist Links, do British Council, expõem produções individuais e colaborativas de 11 a 16 de março no Centro Cultural São Paulo

A oportunidade de conhecer uma nova cultura e ao mesmo tempo dar continuidade a uma linha de pesquisa artística atrai brasileiros e britânicos, residentes há pelo menos 5 anos em cada país, ao programa de residência Artist Links, que expõem algumas dessas produções de 11 a 16 de março no Centro Cultural São Paulo.

O desenvolvimento de pesquisas artísticas individuais ou colaborativas varia entre as diversas áreas, das artes visuais às artes cênicas, passando pela literatura, música e dança. Os artistas contemplados passam a viver em outro país (Brasil – Inglaterra) por tempo determinado, dependendo da proposta de cada um. Acesse mais informações sobre o programa no website do programa www.artistlinks.org.br

O encontro no CCSP conta com trabalhos de alguns dos participantes do projeto que completaram um período da residência, além de apresentações musicais de artistas envolvidos no programa e exibição em vídeo e fotografia das obras de Camila Sposati, Edouard Fraipont, Fabiano Marques, Maria Leite e Daniel Hertlel, FrenchMottershead e Gob Squad.

O grupo internacional Gob Squad reúne artistas que trabalham coletivamente com performance, intervenção urbana e mídia desde 1994. Conhecidos na Europa e Estados Unidos, suas intervenções são caracterizadas pelo tom provocativo e intensa carga emocional. A necessidade da fantasia para entender a existência urbana contemporânea talvez seja a vertente mais explicativa deste trabalho. A companhia trabalhou no Brasil nos últimos três anos, e o mais novo desenvolvimento usa o viaduto paulista, conhecido como Minhocão, como ponto de partida para o vídeo performance chamado “Now Fly”.

As experimentações musicais ficam por conta de Matt Lewis e seus convidados, Giuliano Obicci, Chris Stout e Thomas Rohrer. Instalações sonoras a partir de captações urbanas formam o cenário da apresentação. O artista utiliza recursos das tecnologias móveis e sons eletrônicos para constituir a trilha sonora.

Para a exposição, trabalhos de Camila Sposati, Fabiano Marques, FrenchMottershead, Edouard Fraipont, Maria Leite e Daniel Hertlel e Simon Will do coletivo Gob Squad. O artista plástico Edouard Fraipont utiliza o próprio corpo como instrumento de arte. “Meu trabalho se realiza por meio de registro de ações que eu mesmo pratico frente à câmera fotográfica. Cenas surreais nascem da captação de ações que acontecem de fato”, explica. Para a proposta do programa, Fraipont criou narrativas em locais repletos de história e imaginário com novas paisagens, além de estudar os conflitos e dialogar entre o real e o fantástico por meio da arte.

O programa é uma parceria entre o British Council e do Arts Council England e está na terceira rodada de seleção, cujos resultados serão anunciados no dia 21 de março. “É importante salientar que o nosso intuito é fomentar a pesquisa e prática artística e não a apresentação de trabalhos já pré-concebidos ou formulados”, explica Roberta Mahfuz, gerente do programa no Brasil. Até agora 13 artistas foram selecionados, sendo oito brasileiros e cinco britânicos.

 

Serviço:        

Programa de residência Artist Links

Data: De 11 a 16 de março. Grátis.

Local: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo – SP

Piso Flávio de Carvalho

 

Encontro e apresentação de trabalhos de artistas britânicos e brasileiros

Horário: 20h

 

Data: 11 de março (terça-feira)

Experimentações musicais   

Matt Lewis (com participações especiais: Giuliano Obicci, Chris Stout e Thomas Rohrer)

 

Data: 12 de março (quarta-feira)

Camila Sposati, Fabiano Marques, FrenchMottershead

Os artistas farão uma apresentação do trabalho e do período de residência e em seguida conversam com o público com a presença do crítico de arte Cauê Alves.

 

Data: 13de março (quinta-feira)

Edouard Fraipont, Maria Leite, Simon Will - Gob Squad

Os artistas farão uma apresentação do trabalho e do período de residência e em seguida conversam com o público com a presença do crítico de arte Fernando Oliva.

 

Exposição

Data: de 11 a 16 de março

Horário: das 10h às 20h - piso Flávio de Carvalho

Apresentação de trabalhos dos artistas Camila Sposati, Edouard Fraipont, Fabiano Marques, FrenchMottershead, Maria Leite e Daniel Hertlel e Gob Squad.

 

Mais informações para a imprensa:

Textual Serviços de Comunicação

Betina Moura

11 3045-6922

11 8558-0004

betina@textual.com.br

 

Carolina Sales

21 3206-6216

21 9889-5114

carolina@textual.com.br