Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2008 / Oficina: A Arte Correio e a Grande Rede

Oficina: A Arte Correio e a Grande Rede

COORDENAÇÃO: Paulo Bruscky

PERÍODO: 22 de abril de 2008; 10-13hs e 14-18hs

LOCAL: MAC/USP – Rua da Reitoria 109ª- Cidade Universitária. São Paulo

PÚBLICO-ALVO: arte-educadores, museólogos, historiadores, designers, ilustradores, artistas, profissionais e estudantes interessados em geral.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADE: O curso terá duração de sete horas, dividido em dois dias, de módulos. Serão realizadas aulas teóricas sobre a produção e veiculação da arte correio. A discussão partirá através da leitura de textos, mostra e análise de imagens, além de contar com uma visita guiada na exposição retrospectiva em cartaz no MAC.

OBJETIVO: 

Estudar a arte correio desde alguns exemplos pioneiros realizados por artistas do futurismo, dadaísmo e Fluxus, até chegar na grande rede.

Realizar um estudo por diversos países, principais participantes, publicações, exposições e projetos.

Analisar os conceitos e discutir a veiculação das diversas mídias, a exemplo do carimbo, eletrografia (heliografia, xerox e fax), livro de artista, poesia visual e áudio arte, entre outros meios.

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão encaminhar via e-mail info@ccebrasil.org.br os seguintes dados:

Nome

E-mail

Endereço

Telefone

Profissão

Breve currículo

Carta de intenção

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Até às 18hs de 17 de abril 2008.

VAGAS: Inscrições abertas, vagas sujeitas a limitação do espaço.

TAXA: Gratuita

BIOGRAFIA COORDENADOR:

Artista voltado, desde os anos 70, para as ações da vanguarda e do experimentalismo. Vem   realizando  projetos  de  performance,  instalação, intervenção,  vídeo  e  linguagens  multimídia.  Em  1981  recebe  a Bolsa Guggenheim de Artes Visuais, residindo por um ano em Nova Iorque. Suas experiências com arte-correio, áudio-arte, vídeoarte, artdoor e xerografia/faxarte, são apontadas como pioneiras dentro das discussões acerca da utilização de novos meios na arte brasileira. Possui importante acervo documental acerca das vanguardas artísticas do pós-guerra, incluindo trabalhos originais do Grupo Fluxus e Gutai (Japão), tendo mantido correspondência regular com alguns de seus membros. Foi um dos doze artistas convidados para fazer uma versão da obra de Juan Gris quando Madri foi a capital européia da cultura. Participou como artista convidado, da feira internacional ARCO 2008, Madri/Espanha. Em 2004 teve uma sala especial na 16ª Bienal de São Paulo. Exposição retrospectiva “Ars Brevis” no MAC/USP de nov/2007 a abr/2008, com curadoria de Cristina Freire, que também publicou um livro sobre o artista, intitulado “Paulo Bruscky – Arte, Arquivo e Utopia”, CEPE/2007. É reconhecido como um dos mais importantes renovadores da cena artística contemporânea do Brasil. No período de 1979 a 1982 realizou 30 filmes de artista/videoarte. Em 1980, inventou os "xerofilmes", que são filmes feitos a partir de imagens xerográficas, abrindo um novo campo para o desenho animado e o cinema experimental.

CERTIFICADO: Para fazer jus ao certificado de extensão o participante precisa ter o mínimo de 85% de presença.

Informações adicionais: Tel: 55 11 3822 2627 (Julia)