Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2008 / Paço das Artes Apresenta a Exposição Sonora OIDARADIO

Paço das Artes Apresenta a Exposição Sonora OIDARADIO

Curadoria selecionada pela Temporada de Projetos do Paço das Artes em 2008, OIDARADIO desafia artistas visuais a criarem obras para serem ouvidas; projeto da curadora e crítica de arte Kiki Mazzucchelli e do pesquisador Nick Graham-Smith, conta com trabalhos de músicos, DJs e sound artists brasileiros e estrangeiros

No dia 5 de maio (segunda-feira), às 19 horas, o Paço das Artes lança a mostra virtual OIDARADIO. Transmitida por uma rádio on line que permanecerá no ar em streaming , ao vivo, durante 24 dias, a exposição traz obras de concepção exclusivamente sonora. O projeto tem caráter inédito no Brasil.

OIDARADIO contará com a participação dos artistas Leandro Lima e Gisela Motta, Gabriel Acevedo Velarde, Marcius Galan, Mauricio Ianês, da Banda Sonora (formada por Raquel Garbelotti, Wagner Morales e Carla Zaccagnini), além dos coletivos AVAF (assume vivid astro focus) e Objeto Amarelo. Também terá atuações dos grupos de música experimental Throbbing Gristle (Londres), Tetine (BRA/ING) e Müvi (São Paulo), além de trazer seleções preparadas por DJs e pesquisas sobre a história do som na arte.


Em Ronda Noturna, obra idealizada por Marcius Galan, profissionais responsáveis pela segurança de instituições de artes da capital paulista terão a oportunidade de produzir um programa de rádio, enquanto as portas de seus locais de trabalho estiverem fechadas para o público. Maurício Ianês, por sua vez, realizará a transposição sonora de um poema de Paul Celan para o código Morse. Já Leandro Lima e Gisela Motta utilizarão respostas de anúncios em busca de parceiros sexuais, registradas em uma caixa postal digital, para compor sua obra.

OIDARADIO terá, ainda, uma compilação de referências da história da arte oficial, indústria cultural, cultura popular e cena underground, em trabalho do coletivo Avaf. Entre as atrações musicais, o duo Tetine executará ao vivo peça “Let´s do the dream”, que trata da semântica de sonhos comprados e vendidos.

“Com a popularização da Internet, a transmissão de rádio começou a ficar mais acessível, através do streaming. O recente surgimento de diversas estações de rádio experimentais ou independentes foi possível, em grande parte, por este motivo. Esta facilidade também tem causado um impacto significativo no campo da arte contemporânea na última década. Artistas e curadores começaram a colaborar com essas estações experimentais”, explica a curadora Kiki Mazzucchelli.

Até o dia 1 de junho (domingo), serão produzidas 80 horas de programação, transmitidas em tempo real. Para ter acesso a esta experiência, o público poderá visitar o lounge montado no Paço das Artes, equipado com computadores conectados à internet, fones de ouvido e caixas de som que permitem a audição adequada de seu conteúdo. Poderá, ainda, acessar o website OIDARADIO (que terá um link no site do Paço das Artes – http://www.pacodasartes.org.br). O material veiculado ficará armazenado em podcasts, que estarão disponíveis para audição no site até 20 de julho (domingo), data de encerramento da exposição.

Paralelamente à programação virtual, no dia 1º de junho (domingo), uma série de performances será realizada no subsolo do Paço das Artes. Seu conteúdo será posteriormente inserido no website da exposição.

CURADORES

Kiki Mazzucchelli (São Paulo, 1972): mestranda em História da Arte pela Goldsmiths College, em Londres, curadora e crítica de arte independente. Realizou a curadoria da exposição In Side # No Form, de Ricardo Carioba, na Galeria 32 – Embaixada do Brasil em Londres (2007/2008). Em 2008, foi responsável pela curadoria da coletiva Looks Conceptual ou Como Confundi um Carl Andre com uma Pilha de Tijolos, na Galeria Vermelho, São Paulo (jan/fev). Correspondente em Londres da revista espanhola ARTECONTEXTO, já contribuiu para diversas publicações de São Paulo.

Nick Graham-Smith (Londres, 1971): cursou História da Arte no Courtauld Institute, em Londres, tendo realizado pesquisa sobre musica de vanguarda. Lecionou História da Arte, na Hampstead Fine Arts College, entre 2001 e 2007. Como produtor de som e músico, já trabalhou com Malcolm MacLaren e compôs trilhas para diversos vídeos e instalações de artistas visuais. Realizou performances sonoras em lugares como a Whitechapel Gallery (Londres) e Galeria Vermelho (São Paulo).

SOBRE A TEMPORADA DE PROJETOS

Lançada há dez anos, a Temporada de Projetos do Paço das Artes destaca a produção artística emergente no país, incentivando o debate sobre o gênero. A programação de 2008 foi aberta em janeiro, exibindo os trabalhos de Maria Nepomuceno e Débora Bolsoni. Em março, contou com as individuais de Diego Belda e Luiz Roque. Ainda este ano, a iniciativa contará com as participações de Henrique Oliveira, Jurandy Valença, Nelson Crespo, Raquel Rosalen e Tony Camargo. Em junho deste ano, o Paço das Artes lançará um novo edital para biênio 2009-2010.

PAÇO DAS ARTES

Criado em 1970, o Paço das Artes é um espaço cultural multidisciplinar, ligado à Secretaria de Estado da Cultura, que abrange todos os segmentos das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, arte tecnológica, design e multimídia), num esforço de estimular a exibição e a reflexão sobre a arte contemporânea nacional e internacional.

SERVIÇO
Exposição: OIDARADIO
Abertura: 5 de maio (segunda-feira), às 19 horas
Período de transmissão em tempo real (streaming): de 6 de maio a 30 de maio. De segunda a sexta, das 14h às 18h.
Atenção: após este período o conteúdo ficará disponível no website do projeto até 20 de julho (domingo).
Encerramento da mostra: 20 de julho (domingo)
Dias e horários de visitação no Paço das Artes: terça a sexta, das 11h30 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30.
Agendamento para visitas monitoradas: (11) 3814-4832 (ramal 04)
Entrada gratuita/Ar condicionado
Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 01. Cidade Universitária. São Paulo. Tel.: (11) 3814-4832. Site: http://www.pacodasartes.org.br/

Informações para a imprensa: Conteúdo Comunicação
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
Mariana Garcia  mariana.garcia@conteudonet.com
Tel.: (11) 3093-7800 / http://www.conteudocomunicacao.com.br