Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2008 / [Poéticas da Rede] - Workshops sobre Internet / rede / arte e tecnologia - SESC POMPÉIA

[Poéticas da Rede] - Workshops sobre Internet / rede / arte e tecnologia - SESC POMPÉIA

Julho e Agosto de 2008
MULTIMÍDIA E INTERNET
[evento gratuito]

Sesc Pompéia
Orientação: Cláudio Bueno
Workshops modulares [não há exigência de frequência]


especial
POÉTICAS DA REDE
>>> WORKSHOPS SOBRE A INTERNET E SEUS REFLEXOS NO COTIDIANO CONTEMPORÂNEO <<< Em tempo de utilização maciça da Internet e da formação das chamadas redes sociais, que incluem os blogs, fotologs, youtube, twitters, etc., torna-se importante entender este movimento de forma crítica e analítica. São 9 encontros, entre julho e agosto, com apresentação e análise de trabalhos, debates e prática artística. Orientação: Cláudio Bueno.



REDES SOCIAIS – ME ADD!
Orkut, Flickr, Yahoo Live, Facebook, Twitter, MySpace, etc. Este encontro nos convida à reflexão sobre as ferramentas de comunidades online, e à formação das redes sociais. Trazendo para a discussão, assuntos como: interesses individuais e coletivos, agrupamentos, noções do que é local e global, análise de práticas artísticas que utilizam estas ferramentas e também as técnicas utilizadas pelas agências de publicidade online para intervirem nestas comunidades.  Outros assuntos que permearão as discussões serão: velocidade, imediatismo, superexposição e o lixo armazenado por toda a rede. Oficinas de Criatividade_Sala 1. Grátis.
19/07. Sábado, das 15h às 18h.
Pompéia


NET ARTE
Será proposta a análise de trabalhos de net arte com procedimentos criativos que permeiam a subversão das mídias, compartilhamento, fluxos de informação, lógica de redes físicas e virtuais, poética do código, autoria, co-autoria e hackativismo. Oficinas de Criatividade_Sala 1. Grátis.

26/07. Sábado, das 15h às 18h.
Pompéia


ORIGINAL S.A. – CÓPIA > PIRATARIA > DOWNLOAD
Discussão sobre a idéia de cópia, pirataria, download de conteúdo da Internet, softwares livres e código aberto e a apresentação de propostas como o Creative Commons, Proce55ing.org, Domínio Público e Imaginário #1. Internet Livre. Grátis.
02/08. Sábado, das 15h às 18h.

Pompéia


CONTROLE PERDIDO!
Atividade de prática artística e conceitual sobre a circulação de informações na rede. A proposta é de percepção crítica e poética da Internet através da utilização de álbuns virtuais, GIFs animados e spam. Internet Livre. Grátis.
09/08, 10/08. Sábado e domingo, das 15h às 18h.
Pompéia


PERCEPÇÃO TECNOLÓGICA
A partir da idéia de que a tecnologia modifica a nossa relação com o mundo e a forma que percebemos as coisas e as novas linguagens, serão analisados os trabalhos do artista chinês Shih Chieh Huang, da brasileira Rejane Cantoni, entre outros que nem sempre acontecem sob uma plataforma tecnológica, mas nos trazem esta visualidade própria de ambientes hi-tech. Internet Livre. Grátis.
17/08. Domingo, das 15h às 18h.
Pompéia


POÉTICAS DA REDE – Encontro com Gilbertto Prado
Neste encontro convidamos o artista e Prof. Gilbertto Prado para falar sobre as possibilidades de criação em rede a partir de seus trabalhos em Arte Telemática e Net Arte. Oficinas de Criatividade_Sala 1. Grátis.
23/08. Sábado, das 15h às 18h.
Pompéia


REDE EXPANDIDA
Como a Internet nos habilita a pensar as várias formas de rede que permeiam o cotidiano? Serão abordadas noções de realidades mistas [relações entre espaços físicos e virtuais], interfaces, tecnologias móveis, baixa tecnologia, e análise de trabalhos como do grupo inglês Blast Theory. Internet Livre. Grátis.
30/08. Sábado, das 15h às 18h.
Pompéia


MÃOS À OBRA
Atividade prática com a proposta de que os participantes desenvolvam um trabalho de arte em rede e postem na Internet.
Internet Livre. Grátis.
31/08. Domingo, das 15h às 18h.
Pompéia


BREVE CURRÍCULO

CLÁUDIO BUENO - SÃO PAULO - SP

Artista multimídia, pesquisador em arte e tecnologia, com foco em processos de criação em rede.
É mestrando em Artes Visuais na ECA-USP, com o projeto "Poéticas da rede" sob orientação do Prof. e artista, Gilbertto Prado. Em 2006 concluiu a pós-graduação Lato sensu pelo Senac em Criação de Imagem e Som em Meios eletrônicos, orientado pela Prof. Dra. Priscila Arantes. Integra a equipe de desenvolvimento do youTAG, em exposição no Emoção Art.ficial 4.0 - Itaú Cultural, sob direção de Lucas Bambozzi; participou do FILE Symposium 2007 com o grupo de estudos em Arte e Tecnologia da FASM, coordenado pela Prof. Dra. Christine Mello; entre outras atividades como publicação de textos e exposições.