Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2009 / Exposição alunos formados MAB Centro e open studio Pavillon Palais de Tokyo

Exposição alunos formados MAB Centro e open studio Pavillon Palais de Tokyo

PROJETO PAVILLON, DO PALAIS DE TOKYO,

REALIZA WORKSHOP NA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP

Integrando a programação do Ano da França no Brasil, os artistas promovem open studio com participação de ex-alunos e demonstram suas experiências contemporâneas sobre as relações urbanas

 

Reconhecido como laboratório de práticas artísticas, o projeto Pavillon, parte integrante do Centro de Arte Contemporânea Palais de Tokyo, apresenta no próximo sábado, 9 de maio, na Residência Artística FAAP, suas percepções acerca da contemporaneidade. O tema central surge a partir de duas realidades urbanas aparentemente opostas: o caos e a ausência de planejamento em São Paulo e a experiência do urbanismo totalmente planificado de Brasília. O objetivo é explorar duas faces da cidade moderna – em seu verso e reverso.

Dirigido por Ange Leccia, o Pavillon desenvole anualmente um programa de residência artística que, neste ano, é composto por nove artistas que, com a  Coordenação Pedagógica de Christian Merlhiot contarão com a participação de ex-alunos da FAAP - Aline Yoshida, Amaury Moraes, Henrique César e Lucas Boccato  -  na realização das experiências do workshop, organizado por Angela Detanico e Rafael Lain. Os ex-alunos já participaram de mostras como a tradicional Anual de Arte FAAP, exposição que reúne trabalhos na Fundação e que em 2008 comemorou sua 40ª edição, além de integrarem a mostra PAAF que será aberta, ao público, a partir do próximo dia 12 de maio, no MAB Centro.

“O Pavillon é uma célula em formação, uma estrutura pedagógica que está em permanente mutação para se adaptar aos processos da produção artística contemporânea. Por isso a sua importância em integrar a vivência de alunos e ex-alunos, cuja oportunidade foi oferecida pela FAAP”, argumenta o Prof. Marcos Moraes, coordenador da Residência Artística FAAPe do curso de Artes Plásticas da FAAP.

Os artistas do Pavillon permanecerão na Residência Artística FAAP até o dia 10 de maio, situada no Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, 78. O projeto recebeu o apoio do CulturesFrance e do Consulado da França, em São Paulo e é uma realização da parceria Pavillon/ Palais de Tokyo e Fundação Armando Alvares Penteado FAAP.

Exposição PAAF

 

O início da trajetória profissional dos artistas formados pelo curso de bacharelado em Artes Plásticas da FAAP será marcada pela exposição PAAF, que ficará em cartaz de 12 de maio a 01 de agosto. As obras são o resultado dos anos de estudo que possibilitaram aos 12 alunos inserir-se no sistema artístico profissional. A mostra poderá ser visitada na extensão do Museu de Arte Brasileira da FAAP, situada no Edifício Lutetia, no centro da capital, que traz obras especialmente criadas para o espaço expositivo.

 

Residência Artística

Patrimônio histórico e cultural da capital paulista, o Edifício Lutétia é referência em cultura em sua própria estrutura.  Situado a 100 metros da sede da Prefeitura, foi idealizado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado na década de 1920. Em 1992, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e é patrimônio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Em 2004, o Lutétia foi reinaugurado após a restauração de seus oito andares, desde a fachada e hall de entrada até as reformas nas áreas internas. Os dois primeiros andares são reservados para exposições do Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-Centro) e os demais andares contam com dez amplos estúdios (69m2 ou 79m2) para acomodação dos artistas que ficam hospedados na Residência Artística FAAP.

O prédio oferece a estrutura necessária para os moradores: segurança 24 horas; lavanderia e almoxarifado, sala de convivência e uma sala de múltiplos usos, podendo ser utilizada como ateliê coletivo, sala de reuniões e projeções.

A Residência Artística FAAP vem se destacando internacionalmente por hospedar importantes artistas estrangeiros em especialização e desenvolvimento de projetos na cidade de São Paulo. Desde 2005, foram recebidos mais de 60 artistas vindos de diversos países, dentre eles Francesco Jodice (Itália), Rachel Poignant (França) Florian Punhösl (Áustria), Lara Almárcegui (Espanha), Marjetica Portc (Iugoslávia), Georges Rousse (França), Shimabuku (Japão), Alberto Baraya (Colômbia), Susan Turcot (Canadá), Meschac Gaba (Benin), Armando Tudela (Peru), Michael Müller (Alemanha), Ali Cherri (Líbano), Haruka Kojin (Japão), Abdelssamed Binebine (Marrocos), Erick Beltrán (México), Sarnath Banerjee (Índia), Justine Triet (França), Gabriel Serra (Colômbia) e Federico Lamas (Argentina).

Cité des Arts

 A FAAP é a única instituição de ensino brasileira a manter um programa de residência artística, também no exterior,  na Cité des Arts, Paris, na França. O embarque do primeiro artista foi realizado em 1997, a partir da análise e seleção de projetos enviados por alunos, ex-alunos e professores da Fundação. Até hoje, 23 artistas já desenvolveram trabalhos na Cité, cada qual por um período de seis meses e o próximo residente será o ex aluno Rodolfo Parigi.

 

Open studio  do workshop do Pavillon,  Palais de Tokyo , na Residência Artística FAAP

 

Data:              09 de maio de 2009
Local:             Residência Artística FAAP – Edifício Lutétia
Endereço:       Praça do Patriarca, 78 – Centro
Horário:               das 13 as 17h

 

Exposição PAAF

Data:             
De 12 de maio a 01 de agosto de 2009
Horário de

visitação:        De terça a sábado, das 10h00 às 18h00.
Local:            
MAB-Centro - Edifício Lutétia
Endereço:       Praça do Patriarca, 78 - Centro
Informações:
(11) 3101-1776
E-mail:            mabcentro@faap.br