Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2009 / Imre Simon (1943-2009): homenagem do Fórum Permanente

Imre Simon (1943-2009): homenagem do Fórum Permanente

Imre Simon (1943-2009): homenagem do Fórum Permanente

Imre Simon_ foto: www.iea.usp.br

Imre Simon, um dos pioneiros e mais importantes pesquisadores da área de Ciência da Computação no Brasil, faleceu no dia 12 de agosto de 2009, em São Paulo, aos 66 anos.


Nasceu na Hungria em 1943. Formou-se em Engenharia Eletrônica pela Poli em 1966. Obteve seu doutorado na Universidade de Waterloo no Canadá em 1972. Em 2006 ganhou o prêmio de Mérito Científico, Sociedade Brasileira de Computação.  Professor titular aposentado do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), foi o idealizador e coordenador da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, projeto ligado ao programa TIDIA-Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada da FAPESP. Foi presidente da Comissão Central de Informática da USP-Universidade de São Paulo de 1994 a 1998, período no qual foram implementadas a redes internas de alta velocidade da USP, o USPonline, a informatização das bibliotecas e dos sistemas administrativos. Todo este processo, sob o comando de Imre Simon,  estava baseado na filosofia dos Softwares Livres de Fonte Aberta difundido e desenvolvido por redes colaborativas globais que visam, principalmente, democratizar o acesso a e a produção de informação bem como fomentar processos compartilhados de inovação tecnológica capazes de transformar realidades socio-culturais. Neste espírito, o saudoso professor, principalmente ao coordenar o Grupo Interdisciplinar de Estudos de Informação e Comunicação do IEA-Instituto de Estudos Avançados da USP trouxe ao Brasil importantes pensadores e cientistas ligados a esta vertente, como Marcel-Paul Schutzenberger, Lawrence Lessig e Yohai Benkler.

O Fórum Permanente provém deste contexto de inovação tecnológica comandado pelo Professor Imre Simon. O nosso primeiro site foi inicialmente um beta-tester da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais em 2004, tornando-se em pouco tempo um dos maiores e mais populares sites neste ambiente. Imre Simon, com todo aquele entusiasmo que lhe foi particular, acompanhou de perto o processo de criação e consolidação desta plataforma de ação cultural que atua de forma pró-ativa e crítica no interior do sistema da arte contemporânea.

Lamentamos profundamente o seu falecimento. A perda é muito sentida.

 

Conteúdo relacionado:

homepage de Imre Simon
currículo lattes de Imre Simon
página de Imre Simon na wikipedia
entrevista com Imre Simon: o desbravador da computação brasileira
ciclo temático sobre as Riquezas das Redes no IEA-USP

notas sobre o falecimento de Imre Simon:
br-linux.org
computational complexity
jornal da USP