Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2009 / NBR transmitirá posse da diretoria do Instituto Brasileiro de Museus nesta segunda, às 17h

NBR transmitirá posse da diretoria do Instituto Brasileiro de Museus nesta segunda, às 17h

A TV do Governo - NBR vai transmitir ao vivo, nesta segunda-feira, 11 de maio, a partir das 17h, a posse da diretoria do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram. A cerimônia, que acontecerá no Palácio do Itamaraty, terá a presença do presidente da República, Lula da Silva, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e de autoridades do setor museológico e da área cultural.
O Ibram, a mais nova autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, coordenará as ações da Política Nacional de Museus e promoverá melhorias na gestão do setor museológico brasileiro. Além disso, o órgão iniciará um diálogo entre a área de museus e as artes visuais e criará instituições em municípios de pequeno porte, favelas, áreas quilombolas e indígenas.
Com apoio do setor, o projeto do instituto surgiu em 2003 com o intuito de pensar numa estrutura capaz de gerir políticas públicas na área de museus. O Ibram sucederá o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

 

Diretoria do Ibram/MinC
Presidência:
José do Nascimento Júnior - Nascido em 1966, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. É mestre em Antropologia Social pela UFRGS, com dissertação sob título A Familiaridade na Política: Representações e Práticas na Política, um Estudo de Caso do Partido Progressista Brasileiro. Foi gerente de Eventos do Anhembi Turismo da Cidade São Paulo, coordenador de Eventos da Empresa Porto Alegrense de Turismo, membro do Conselho Curador da TV Educativa RS.
Também dirigiu o Memorial do Rio Grande do Sul e o Museu de Antropologia do Rio Grande do Sul, coordenou o Sistema Estadual de Museus no Rio Grande do Sul e foi coordenador de Museus e Artes Plásticas do Ministério da Cultura.
Atualmente, é membro da Conselho Administrativo da Bienal do Mercosul, professor de Pós-gradução em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi o diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan).


Departamento de Processos Museais:
Mário de Souza Chagas - Poeta e museólogo, mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Dirigiu o Museu Joaquim Nabuco e o Museu do Homem do Nordeste, ambos ligados à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Foi chefe do Departamento de Dinâmica Cultural do Museu Histórico Nacional, coordenador Técnico do Museu da República e diretor da Escola de Museologia da UniRio. Participou da renovação e da criação de diversas instituições museológicas, entre as quais se destacam o Museu da República, Museu do Estado do Piauí, Museu da Arte Moderna Aluisio Magalhães, Museu do Homem do Nordeste, Museu da Limpeza Urbana - Casa de Banhos Dom João VI, Museu Casa dos Presidentes - Palácio Rio Negro e Museu do Flamengo. Publicou livros e artigos no Brasil e no exterior, especialmente em Portugal. Atualmente é consultor do Museu das Missões e do Museu da Maré, professor adjunto da Escola de Museologia e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UniRio e professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Foi coordenador técnico do Demu/Iphan.


Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus:
Eneida Braga Rocha de Lemos - Graduada em Administração, Especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi chefe da Divisão de Orçamento da Fundação Nacional Pró-Leitura; assessora da Coordenação Geral de Administração da Secretaria da Cultura da Presidência da República. No Ministério da Cultura, atuou como coordenadora-substituta de Assuntos Internacionais da Secretaria de Intercâmbio Cultural, chefiou a Divisão de Projetos da Secretaria de Intercâmbio Cultural e foi coordenadora do Mecenato da Secretaria do Patrimônio, Museus e Artes Plásticas. Foi gerente de Articulação Institucional e Fomento e diretora-substituta do Demu/Iphan.


Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal:
Rose Moreira de Miranda - Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Trabalhou no Departamento de Museus do Estado de São Paulo, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Museu Aeroespacial. Atualmente, é doutoranda do curso de Museologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Desde 2006, foi museóloga do Demu/Iphan.


Diretores das Unidades Museológicas do Ibram/MinC
Museu Nacional de Belas Artes: Mônica Figueiredo Braunschweiger Xéxeo
Museu Histórico Nacional: Vera Lúcia Bottrel Tostes
Museu Imperial: Mauricio Vicente Ferreira Júnior
Museu da República: Magaly de Oliveira Cabral Santos
Museu Villa-Lobos: Turíbio Soares Santos
Museu Raymundo Ottoni de Castro Maya: Vera Maria Abreu de Alencar
Museu da Inconfidência: José Rui Guimarães Mourão
Museu Lasar Segall: Jorge Schwartz
Museu de Biologia Mello Leitão: Hélio de Queiroz Boudet Fernandes
Museu Casa de Benjamin Constant: Elaine de Souza Carrilho
Museu da Abolição: Adolfo Samyn Nobre de Oliveira
Museu das Bandeiras/Museu da Princesa: Girlene Chagas Bulhões
Museu das Missões: Ariston José Correia Filho
Museu Regional de Caeté: Sonia Maria Barbosa
Museu Casa da Hera: Ana Licia de Souza Braga
Museu de Arte Sacra e Forte Defensor Perpétuo de Paraty: Julio Cezar Neto Dantas
Museu do Ouro: Ricardo Alfredo de Carvalho Rosa
Museu Regional de São João Del Rei: João Luiz Domingues Barbosa
Museu Regional Casa dos Ottoni: Daniel Barreto da Silva
Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio: Dolores Brandão Tavares
Museu do Diamante: Lílian Aparecida Oliveira
Museu Victor Meirelles: Lourdes Rosseto
Museu Histórico de Alcântara: Karina Waleska Scanavino Costa
Museu de Arqueologia de Itaipu: Maria De Simone Ferreira
(Ibram-MinC)
Informações: (61) 3414 6234.