Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2009 / Oficina "Exposição e Comunicação Museal" a ser ministrada por Maria Ignez Mantovani em Vitória (2 e 3/9/2009)

Oficina "Exposição e Comunicação Museal" a ser ministrada por Maria Ignez Mantovani em Vitória (2 e 3/9/2009)

Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo abre inscrições para oficina "Exposição e Comunicação Museal", com Maria Ignez Mantovani
Com apoio do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Espírito Santo está selecionando os interessados para a oficina de "Exposição e Comunicação Museal". As inscrições encerram-se em 11 de agosto de 2009. A ficha de inscrição está disponível no site da Secult (www.secult.es.gov.br). A seleção é necessária porque o curso é gratuito e as vagas são limitadas.

A equipe responsável pela seleção irá priorizar os interessados que participaram de outros cursos de museologia promovidos pela Secult, preferencialmente estudantes e profissionais atuantes em museus e na área de organização de exposições.

A oficina "Exposição e Comunicação Museal" acontecerá nos dias 02 e 03 de setembro, no auditório do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), no Centro de Vitória. Os dois dias de curso totalizarão 16 horas de aula, ou seja, serão oito horas diárias, com início às 9 horas.

Maria Ignez Mantovani Franco, graduada em Comunicação Social, com especialização em Museologia, será a orientadora da oficina. Ela cursou doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP), e atualmente está em fase de conclusão de doutorado em Museologia, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, em Portugal.

Entre outros temas serão abordados a formação de coleções e a origem das exposições; os diferentes formatos de conceber e organizar uma mostra; métodos de planejamento e gerenciamento de exposições; o projeto expográfico e as diferentes linguagens expositivas; e as estratégias de divulgação e o equilíbrio da imagem da instituição.

Informações

Oficina "Exposição e Comunicação Museal"
Inscrições até 11 de agosto
Ficha AQUI
Enviar ficha de inscrição preenchida para o e-mail formacao@secult.es.gov.br
Período da oficina - 02 e 03 de setembro
Local - Bandes - Avenida Princesa Isabel, 54 -Edifício Caparaó - 2º andar - Centro  - Vitória

Programa do curso

Dia 02/09

09 às 11h30

1) A formação de coleções e a origem das exposições - histórico
2) A exposição como principal meio da comunicação museológica:
- Exposições: diferentes formatos de conceber e organizar
- A pesquisa como grande permanência na arte de organizar exposições
 
13 às 17h45
1) Processos e métodos de planejamento e gerenciamento de exposições
2) Cadeia operatória para desenvolvimento de uma exposição
3) O projeto expográfico e as diferentes linguagens expositivas
4) Captação de recursos

Dia 03/09

09 às 11h30

1) O papel das exposições no mundo contemporâneo
2) A exposição e suas dimensões educacionais
3) Acessibilidade e suas dimensões: física, intelectual e sensorial
4) As estratégias de divulgação e o equilíbrio da imagem da instituição
5) A avaliação como aprimoramento de processos

13 às 17h45
1) Atividade prática: exercício interdisciplinar de simulação de desenvolvimento de projeto de implantação de uma exposição