Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2009 / PdCon09 - Terceira Convenção Internacional de Puredata (19 a 26 de Julho)

PdCon09 - Terceira Convenção Internacional de Puredata (19 a 26 de Julho)

De 19 e 26 de julho ocorrerá em São Paulo a Convenção Internacional de Puredata. Trata-se da 3a edição do evento, e a 1a na América Latina. A Convenção é composta por uma mostra artística e um simpósio de pesquisa em arte e tecnologia. 


O evento, aberto e gratuito ao público, conta com uma vasta programação: simpósio e workshop durante o dia & performances todas as noites, além de instalações a semana toda. A grade pode ser baixada no site. A programação está dividida entre: MIS, PUC campus Marquês de Paranaguá e 4 unidades do Sesc: Avenida Paulista, Vila Mariana, Pinheiros e Consolação.


Haverá ainda um encontro especial sábado, dia 25, das 13 às 16h, com os espanhóis Sergi Lario Loyo (workshop "pdvjtools Pure Data externals) e Xavi Manzanares (workshop "HTDj!__ HacktheDj!__ vX__unauthorized" e a performance "Segmentation Fault!") no Centro Cultural da Espanha em São Paulo - AECID, apoiadores dos artistas nesta convenção (mais informações no site do AECID e no site do Hangar)


 Mais sobre o evento...


O Puredata (Pd) é um software livre que vem sendo cada vez mais utilizado em  trabalhos artísticos (multimídia e interativos). Mais que um software, é um ambiente de programação e desenvolvimento de projetos multimídia, onde artistas podem explorar o que há de mais avançado em tecnologia computacional e viabilizar seus projetos criativos.


Realizado pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), pelo SESC SP e pelo Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o evento conta também conta com apoios de instituições nacionais e internacionais, como o CNPq. A convenção está trazendo mais de 60 participantes de todo o mundo entre artistas multimídia, Vj's, performers, músicos, programadores e pesquisadores. Portanto, a Convenção Internacional de Puredata é um evento multifacetado, que reúne desenvolvedores, artistas, e entusiastas, atendendo a diversos públicos, do leigo ao expert.


A abertura do evento, no dia 19 de julho, acontece em dois lugares: às 17h no MIS, com uma fala de Miller Puckette, criador do software e às 20h, coquetel e performances na comedoria do Sesc Av. Paulista.


Na segunda-feira, dia 20, a PUC sedia, no campus Marquês de Paranaguá, um encontro aberto de hacktivismo e uma sessão de Live Cinema do carioca Bruno Viana com a espanhola/ brasileira Maíra Sala.


Destaques da programação incluem: a participação do criador do software Miller Puckette, uma figura importante no cenário acadêmico da Computação Musical; o grupo de pesquisa Hangar, de Barcelona; Sven König, e sua máquina de editar videoclipes ao vivo, pela reconstrução de seus sons vocálicos; a instalação interativa Consuming Her, criação da artista Teresa Ascenção, em conjunto com Jim Ruxton e Marius Schebella, que mostra a imagem da primeira cena de nudez feminina no cinema formada através de outras atrizes que falam sobre cinema e sensualidade.


É a primeira vez que um evento tão grande baseado em software livre, arte e tecnologia acontece no Brasil, e estes são apenas alguns dos destaques de uma programação muito rica e densa. Mais que uma simples mostra de trabalhos artísticos, o evento é livre no sentido em que não somente expõe resultados, mas convida e abre as suas portas para novos interessados interagirem e se inserirem em sua comunidade. Nesse âmbito, outro destaque da programação são os cursos, workshops, e Hacklabs (espaços abertos onde uma convergência livre de desenvolvedores devem trocar figurinhas e desenvolver projetos em conjunto).
 
Confira a programação completa e se informe das inscrições e atividades.


SERVIÇOS:
SESC SP:
Mais informações clique aqui
Contato: Cássio Quitério - Gerência de Ação Cultural SESC SP  | cassio@sescsp.org.br  | Telefone: 11. 2607-8227
 
Endereço dos locais de programação PDCon09 SESC SP:
SESC Avenida Paulista:
Av. Paulista, 119, Paraíso | Telefone: 11. 3179-3700 | email@avenidapaulista.sescsp.org.br
SESC Consolação:
Rua Dr.Vila Nova, 245, Vila Buarque | Telefone: 11. 3234-3000 | email@consolacao.sescsp.org.br
SESC Pinheiros:
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros | Telefone: 11. 3095-9400 | email@pinheiros.sescsp.org.br
SESC Vila Mariana:
Rua Pelotas, 141, Vila Mariana | Telefone: 11. 5080-3000 | email@vilamariana.sescsp.org.br
MIS-SP:
Av. Europa, 158 | Telefone: 11. 2117-4777 | Inscrição workshops e simpósio:
labmis@mis-sp.org.br
PUC-SP:
Rua Marquês de Paranaguá, 111 | sergiobasbaum@pucsp.br
CCE SP/ AECID:
Rua Dr. Martinico Prado, 474 | Telefone: 11. 3822-2627 | contato@ccebrasil.org.br