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PROJETO: GRUPO DE TRABALHO - 8 workshops em 8 meses

Introdução

 

CAPACETE entretenimentos



 

"One cannot be an amateur, or decide one day 'Let's be interdisciplinary". A university may decide to develop in that direction, but what matters is that each researcher finds and establishes some complicities with other researchers so that interdisciplinarity comes from the base of the pyramid and works its way up. One can only benefit from interdisciplinary practices if researchers meet other researchers whilst learning how to discuss both their competencies and the outcome of their interaction; therefore contributing to the exposure of the risks inherent in an interdisciplinary practice...the first obstacle is often linked to individual competencies coupled with a tendency to jealously protect one's own domain. Specialists are often too protective of their own prerogative, do not actually work with other colleagues, and therefore do not teach their students to construct a diagonal axis in their methodology.

(Julia Kristeva)

 

 

CAPACETE entretenimentos propõem ser um “espaço-tempo” de convergências multi-disciplinar através do formato “salão de conversas”. No século 19 este formato possibilitava que diferentes personalidades e profissionais da alta burguesia trocassem informações de suas diferentes viagens, pesquisas e atividades. Na era do transporte acessível, John Cage transferiu o “salão” da sala de jantar para a cozinha. Hoje o “salão” acontece no mundo virtual da net.

 

CAPACETE parte do princípio que os momentos mais importantes acontecem nos “entre-espaços” e “entre-tempos” e de forma flutuantes e instáveis e, portanto, de forma imprevisível e incontrolável. Instigamos: o café da manhã pode ser o fórum central de convergências de ideias e trocas?, ou sempre foi o nervo central de trocas? Como construir perspectivas de troca do saber de forma não linear e não hierárquica e de maneira contínua?

 

CAPACETE passou por diversas fases de reestruturação, requestionando a própria função do formato de “residência” dentro do contexto local, adaptando-se às exigências de projetos cada vez mais complexos e inserido-os em diferentes lógicas e localidades. Para tal o CAPACETE administra duas sedes com diferentes lógicas de funcionamento.

 

Desde de sua inauguração em 1998, o CAPACETE instiga e apóia as diferentes pesquisas realizadas por seus artistas/curadores/críticos, convidados, inserido-os na lógica do imprevisível. O que nos interessa é esta noção do sistema instável que gera incertezas e, portanto, provoca conexões possíveis.

 

Inaugurado em 1998 [Cortar este início. Repete a abertura do parágrafo anterior. Acho que podemos começar a frase direto], o CAPACETE entretenimentos tem como proposta expor e produzir trabalhos conceituais e contextuais inéditos, abrangendo múltiplas estratégias artísticas. CAPACETE entretenimentos documenta suas atividades e serve como ponto de partida para a auto-representação de um grupo de artistas nacionais e internacionais.

 

É de fundamental interesse representar e possibilitar uma continuidade não somente de linguagem, como servir de plataforma na construção do próprio histórico do artista, documentando sua produção e trazendo-a ao alcance do público. O agenciamento é seu próprio conteúdo.

 

CAPACETE entretenimentos se propõe a viabilizar e agenciar produções que explodem com a idéia do referencial de uma sede fixa. O interesse é o espaço entre a galeria e a cidade como histórico urbano, em suas múltiplas manifestações.

 

 

 

Proposta

O Grupo de Trabalho 2009 pretende dar continuidade às reflexões desenvolvidas pelos participantes que acompanharam os workshops oferecidos pelo Capacete ao longo do ano de 2008 com os curadores Elfi Turpin (França), Inti Guerrero (Colômbia) e Krist Gruijthuijsen (Holanda) e, a partir delas e de outras discussões a serem lançadas em 2009, realizar projetos coletivos de ação em arte (curadorias conjuntas, publicações, palestras, seminários, etc.).

 

O Grupo de Trabalho realizará em 2009 um seminário coletivo centrado em temáticas referentes à arte contemporânea. Este seminário se dará por meio de debates coletivos, palestras individuais de cada um de seus membros e um workshop / grupo de estudo que ao fim do ano apresentará uma proposta decorrente de suas discussões. Tal proposta será traçada conjuntamente entre os promotores do seminário e seus participantes.

 

Além disso, é importante ressaltar que tal plataforma incorporará continuamente a colaboração dos inúmeros artistas residentes (brasileiros e estrangeiros) vinculados ao Capacete por meio de intercâmbios e parcerias, que poderão contribuir como palestrantes ou expositores.

 

Os convidados que acompanharem o Grupo de Trabalho como ouvintes no ano de 2009 serão encorajados a formar um novo grupo de trabalho que conceituará a agenda de 2010, dando, portanto, continuidade regular ao projeto, além de estimular a ampliação de interlocutores e o aprofundamento profissional de todos aqueles envolvidos no projeto.

 

O projeto ambiciona igualmente ampliar o espaço de reflexão, formação e atuação dos profissionais do sistema de arte, ressaltando-se sua singularidade de estruturar-se a partir de um modelo formulado e gerido pelos próprios artistas e seus pares.

 

Como a própria dinâmica dos workshops sugere, a proposta de trabalho lança debates sobre temas decisivos para a arte contemporânea a partir de diferentes enfoques e objetivos que, ao final, oferecerão uma visão panorâmica. Os participantes terão a oportunidade de, ao fim do ano, por meio da ação que criarem, apontar novas direções dentro desta agenda, contribuindo para a sua continuidade e expansão junto a potenciais colaboradores futuros e ao público em geral.

 

 

Objetivos

 

-          ampliar e consolidar canais de discussão do meio artístico, particularmente em contextos para além daqueles formalmente institucionalizados

-          fomentar e contribuir para o desenvolvimento dos profissionais do meio artístico

-          estimular o intercâmbio entre profissionais do meio artístico

-          promover mecanismos alternativos de discussão e inserção profissional

-          oferecer insumos conceituais para o desenvolvimento de projetos de natureza semelhante e/ou propostas originais

 

 

Resultados pretendidos

 

-          seminários, palestras e workshop oferecido pelo Grupo

-          a partir das ações acima descritas, organização de um grupo de estudo voltado para artistas e intelectuais da área

-          realização de evento decorrente dos trabalhos desenvolvidos. A estrutura final é aberta: poderá ser uma exposição, um livro, uma revista, cabendo ao grupo elabora-la conforme for traçando suas conclusões

-          apoiar a formação de um novo Grupo de Trabalho para o ano de 2010

 

 

Profissionais e suas temáticas/propostas para 2009/primeiro semestre

 

Marica Ferran

Guilherme Bueno

Helmut Batista & Paulo Oneto

Mariana Castillo Deball

Alfonso Luz

 

 

Calendário (sujeito a mudanças junto com os candidatos selecionados) e proposta dos Workshops

 

Março – Guilherme Bueno

Proposta: [curadoria, discurso crítico, teoria da arte]

 

Abril – Mariana Castillo Deball

Proposta: Literatura, antropologia e arte contemporânea

 

Maio – Márcia Ferran

Proposta: 1) discussão e "curadoria" a partir do texto "O artista enquanto etnógrafo"de Hal Foster. ("antropologização", situação-específica/ social-específico, etc)

 

Junho – Afonso Luz

Proposta: "Economia das Artes Visuais"

 

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Os workshops

 

Os workshops terão intensidades diferenciadas (média de 4 dias). Os workshops do segundo semestre serão anunciados para os 6/8 selecionados durante o curso do primeiro semestre.

 

 

As inscrições

 

6/8 vagas

Via internet ao email: residência@capacete.net

Pedimos o CV detalhado e um breve texto com carta de intenção ou/e texto livre

 

 

A taxa

 

R$ 40 por curso para gastos como fotocópias, café, projeçãa, etc. Total R$ 320; pagamento a vista R$ 220

 

 

Os selecionados

 

Esperamos que os selecionados sejam mantidos até o final de todos os 8 workshops com os quais será elaborado um programa (ver proposta acima). As decisões dos cursos serão tomadas em conjunto com os selecionados.

 

 

Outros detalhes

 

A programação está sujeita a modificações devido a agenda dos profissionais. Os horários serão desenhados com os selecionados e os respectivos profissionais podendo cada workshop ter intensidades e carga horária diferentes.