Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2010 / Como gerir um museu - Inscrições para curso livre a distância

Como gerir um museu - Inscrições para curso livre a distância

Inscrições para a o curso livre a distância COMO GERIR UM MUSEU

só até 2ª feira, 5 de abril 

Foram prorrogadas as inscrições para a terceira turma do curso livre, a distância, "COMO GERIR UM MUSEU". As aulas serão ministradas a distância (via internet), no período de 12 de abril a 14 de agosto de 2010, por meio da plataforma de educação a distância da DUO Informação e Cultura, de Belo Horizonte. Serão oferecidas 160 vagas para interessados de todo Brasil e demais países de língua portuguesa. O curso é dirigido aos profissionais que atuam no campo museológico, gestores de museus e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais da área cultural, e a professores e alunos de cursos de áreas afins. 

As inscrições poderão ser feitas somente pelo site www.duo.inf.br, até 05 de abril

Realizado pela UNESCO Brasil, o curso tem como objetivo contribuir para a capacitação de profissionais atuantes na área museológica, além de difundir conceitos e técnicas contemporâneas de gestão dessas instituições. O seu conteúdo tem como base a publicação Como Gerir um Museu – Manual Prático, produzido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, parceiro dessa iniciativa, e que apresenta uma visão geral das práticas de organização e administração de um museu. O curso conta com a participação de professores especialistas em cada tema abordado e tem na coordenação de conteúdos a museóloga Célia Corsino. 

Com o objetivo de facilitar o aprendizado em formato virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada, nos primeiros dias será ministrada a disciplina "Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a distância)". Nas aulas seguintes, serão discutidos os temas: O Papel dos Museus e o Código de Ética Profissional; Gestão do Acervo; Inventário e Documentação, Conservação e Preservação do Acervo; Exposição, Exibições e Mostras; Acolhimento do Visitante; Educação do Museu no Contexto das Funções Museológicas; Gestão do Museu; Gestão de Pessoas; Marketing; Segurança e Prevenção de Acidentes do Museu; e Tráfico Ilícito.  

Como Gerir um Museu é uma realização da UNESCO Brasil e tem a coordenação geral da DUO Informação e Cultura. 

SERVIÇO 

Como Gerir um Museu (curso livre a distância)

Inscrições: somente pelo site www.duo.inf.br até o dia 05 de abril de 2010

Período do curso: 12 de abril a 14 de agosto de 2010

Número de vagas: 160

Carga horária: Estima-se uma carga horária mínima de 125 horas/dia

(durante 4 meses e 7 dias)

Investimento: R$ 750,00 (em três parcelas iguais ou à vista com 10% de desconto)

Mais informações: www.duo.inf.br

(31) 3224.6700 ou pelo e-mail: curso@duo.inf.br