Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2011 / Boletim eletrônico e-museus Nº 337

Boletim eletrônico e-museus Nº 337

null
Boletim eletrônico Nº 337 - ano VIII - 21 a 27/1/2011 null
    www.museus.gov.br

notícias

 Ministra da Cultura anuncia a permanência do presidente do Ibram

null
Foto: Pedro França 

Ana de Hollanda inaugura centro de estudos e documentação
Museus podem aderir ao Cadastro de Bens Desaparecidos
Museus do Ibram coletam doações para atingidos pela chuva
Museu do Ouro integra roteiro cultural para a Copa do Mundo de 2014

 


notícias

Presidente do Ibram permanecerá à frente do instituto

O atual presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, continuará no cargo. O anúncio de sua permanência na presidência do Ibram foi feita nesta sexta-feira (21) pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que definiu toda a equipe de gestores das secretarias e vinculadas do MinC.

Na quinta-feira, 20, a ministra participou da comemoração do aniversário de dois anos de criação do Ibram e da inauguração do Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia - Cenedom (veja notícia abaixo). Na cerimônia realizada no auditório do edifício-sede do instituto, em Brasília, a ministra adiantou para um auditório repleto de servidores do Ibram, pesquisadores, especialistas e diretores de museus algumas ações que serão prioritárias durante a sua gestão. “Vamos regulamentar o Estatuto dos Museus e levar para a prática o Plano Nacional Setorial de  Museus”, afirmou.

No evento, a ministra agradeceu a Nascimento por aceitar o convite para continuar. Para o presidente do Ibram, a permanência no cargo significa renovação. “Fiquei honrado pelo convite e afirmo que continuar não é repetir, mas avançar”, garantiu.

No balanço destes dois anos de existência do Ibram, o saldo é positivo. Orientado pela política Nacional de Museus, o instituto aumentou seu quadro próprio com 294 servidores concursados, incentivou a criação de cursos de museologia (que hoje somam 14 em todo o Brasil) e elaborou o Plano Nacional Setorial de Museus, em conjunto com a comunidade museológica. Também realizou, por meio da publicação Museus em Números (a ser lançada em fevereiro), um diagnóstico do panorama museal brasileiro e instituiu o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos para permitir o rastreamento, a localização e a recuperação desses bens.

 

 

 

Ana de Hollanda inaugura centro de estudos e
documentação

nullO Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia (Cenedom) foi inaugurado nesta quinta-feira (20/1) pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, pelo presidente do Ibram, José do Nascimento Junior e pela coordenadora-geral de Sistemas de Informações Museais do Ibram, Rose Miranda. Segundo a ministra, o Cenedom  é mais um passo para o enriquecimento da museologia brasileira.

O Cenedom, instalado na sede do instituto em Brasília (SBN Q. 2 Bl. N Subsolo 1), estará aberto ao público a partir desta sexta (21), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O centro funcionará como um espaço de difusão de conhecimentos e repositório de publicações e estudos na área. A ideia é atuar, também, na aquisição de publicações atualizadas sobre o campo museológico e subsidiar os trabalhos desenvolvidos na área.

A estrutura contará com biblioteca depositária, seção de atendimento e referência, sala de estudo, setor de atividades técnicas, serviço de autoatendimento, arquivo histórico dotado de sala de atividades técnicas e sala de pesquisa e, ainda, laboratório de conservação e restauração de documentos.

Para a coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, Jurema Machado, o Cenedon pode exercer uma função pedagógica e contribuir para que o museu, no Brasil, seja entendido a partir de um conceito mais moderno, provocando, também, mudanças na forma como são geridos os acervos museológicos no país.

“Os museus são vistos, pelo senso comum, como casas de memória, de exposição de objetos. E a produção científica, mesmo a documentação histórica que essas casas detêm, deve ser compartilhada, deve ser trocada e difundida. Isso é um avanço tecnológico, mas é, sobretudo, o avanço de uma visão moderna, contemporânea, do que é o papel do museu”, explica. “E, como as ações promovidas pelo Ibram em nível federal acabam sendo referência, é também emblemático no sentido de induzir comportamentos nos estados e municípios para a valorização desse lado menos visível dos museus”, completa.

 

 

Museus podem aderir ao Cadastro de Bens Desaparecidos

Está acessível a museus de todo o Brasil o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos do Ibram/MinC, pelo endereço www.museus.gov.br/desaparecidos. Os museus interessados podem contribuir e inserir bens furtados ou roubados na listagem pelo e-mail bensdesaparecidos@museus.gov.br ou pelos telefones (61) 2024-4410 ou 2024-4426.

O cadastro tem como objetivo possibilitar o rastreamento, a localização e a recuperação desses bens, pois quanto mais rápida a circulação de informações, maior a probabilidade de recuperação. A lista integrará uma ampla rede nacional e internacional de organismos de segurança pública, controle aduaneiro, comerciantes de antiguidades e de artes em geral.

A base de dados será permanentemente alimentada. Inicialmente, a listagem conta com 112 itens desaparecidos por roubo ou furto de nove museus vinculados ao Ibram/MinC.

Como aderir ao cadastro: A checagem e inclusão de bens desaparecidos é realizada pela Coordenação de Patrimônio Museológico, do Depto de Processos Museais do Ibram.

Contatosbensdesaparecidos@museus.gov.br ou pelos tel.: (61) 2024-4410 ou 2024-4426

 

 

 

Museus do Ibram coletam doações para atingidos pela chuva

nullOs museus vinculados ao Ibram abriram espaço para a solidariedade. As instituições estão coletando doações para as comunidades atingidas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro e em outros estados.

Podem ser doados alimentos não-perecíveis (de fácil preparo ou consumo imediato, que não necessitem de cozimento), produtos de limpeza e de higiene pessoal, roupas de cama, cobertores, colchonetes e toalhas.

No Museu da República, na cidade do Rio, as doações podem ser feitas das 8h às 20h, nos jardins da instituição. No Museu Imperial, em Petrópolis (uma das cidades atingidas), os visitantes podem trocar doações por ingressos.

 

 

 

Museu do Ouro integra roteiro cultural para a Copa do Mundo de 2014

nullO Museu do Ouro, em Sabará (MG), prepara-se para se tornar um dos roteiros culturais da Copa do Mundo de 2014. A prefeitura municipal e a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais pretendem criar o Caminho da Rua da Intendência,que conduzirá turistas ao museu, antiga Casa da Real Intendência e Fundição do Ouro de Sabará.

Ao todo serão criados quatro caminhos turísticos na cidade e todos guiarão os visitantes às principais referências de seu patrimônio histórico. Até 2013, serão aplicados R$ 30,4 milhões do PAC – Cidades Históricas no plano de requalificação urbana e arquitetônica do centro histórico. A ideia é aproveitar a proximidade com a capital (Belo Horizonte, uma das cidades-sede da Copa de 2014) para impulsionar a atividade turística no município.

O Museu do Ouro é o único exemplar de casa de fundição preservado em Minas Gerais e tem como acervo objetos e instrumentos originais do serviço de fundição, mobiliário, prataria, armaria, arte sacra, que ilustram a cultura e a história mineira nos séculos XVIII e XIX.

 

 

 


 

 
agenda

Exposição A História da Fazenda do Iguaçu
O quê: exposição permanente que nasce e se materializa como uma exposição em processo, sendo alterada e ampliada a partir das pesquisas em andamento
Quando: longa duração, das 9h às 17h
Onde: Casa de Encontro São Francisco. R. Benjamin Rocha Jr, São Bento – Duque de Caxias (RJ)
Informações: (21) 2671-1709

Edital de exposições temporárias do Museu Morro da Caixa d'Água
O quê: edital para inscrições de exposições nas modalidades artes plásticas fotografia, escultura e instalação
Quando: até 1º de fevereiro
Onde: Museu do Morro da Caixa D’Água Velha. R. Comandante Costa esq. Nossa Sra. Santana, s/n, Centro Sul, Cuiabá (MT)
Informações: (65) 3617-1285 ou museudomorro@gmail.com 
Edital: www.museudomorro.com.br/edital2011.pdf 
Inscrições: gratuitas

Cosme e Damião: a arte popular de celebrar os gêmeos
O quê: exposição com a coleção de Ludmilla Pomerantzeff
Quando: 27 a 30 de janeiro, das 14h30 às 19h
Onde: Museu Carlos Costa Pinto. Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória, Salvador (BA)
Informações: (71) 3336-6081

O mundo mágico de Escher
Quando: 18 de janeiro a 27 de março, terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil. R. Primeiro de Março, 66, Centro (RJ)
Informações: (21) 3808-2020, www.bb.com.br/cultura

Se não neste tempo 
O quê: pintura alemã contemporânea (1989-2010) com 83 obras de 26 expoentes da arte produzida em Berlim, Leipzig, Dresden, Hamburgo, Düsseldorf, Munique e Karlsruhe. 
Quando: até 30 de janeiro
Onde: Museu de Arte de São Paulo. Av. Paulista, 1.578, São Paulo (SP)
Informações:  (11) 3251-5644 ou masp.art.br

Cineclube Museu da Inconfidência
O quê: o Museu da Inconfidência exibe clássicos do cinema nacional adaptados de grandes nomes da literatura: Macunaíma, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade; e Vidas Secas, por Nelson Pereira dos Santos. 
Quando: 28 e 29 de janeiro, às 19h
Onde: Museu da Inconfidência. Praça Tiradentes, nº 139, Centro, Ouro Preto (MG)
Informações: www.cineclubemuseu.wordpress.com

Exposição Festas Populares de Salvador
O quê: jovens que integram o Núcleo de Produção da Oi Kabum! Salvador presenciaram e registraram, de diversas formas, 17 manifestações que compõem o ciclo de festas típicas de Salvador
Onde: Galeria do Palácio Rio Branco. Pça Thomé de Souza, Centro, Salvador (BA)
Quando: visitação até13 de fevereiro. De terça a domingo, das 10h às 18h feriados, das 13h às 17h. Entrada gratuita
Informações: (71) 3183-8459

Comunidade de Gostos: Arte Contemporânea Chinesa desde 2000
O quê: mostra de vários artistas chineses com obras desde 2000
Quando: de 27 de janeiro a 27 de março; terça a sexta, das 10h às 18h. Finais de semana e feriados, das 10h às 16h
Onde: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Rua Praça do Relógio, 160 – Cidade Universitária – São Paulo - SP
Informações: (11) 3091-3039
Entrada: gratuita

 

 

 

 

 


Cursos e oficinas

Seminário de Pesquisa Baseada nas Artes/ La Investigación Basada em las artes/ Arts-Based Research
O quê: seminário que procura expandir os debates sobre Metodologia de Pesquisa em Arte e Arte/Educação
Quando: 24 a 28 de janeiro, das 14h às 18h
Onde: Universidade de Brasília. Auditório 1 do Instituto de Biologia, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília (DF)
Informações: belidson@unb.br

Curso de história da arte com Dália Rosenthal
O quê: curso de história da arte O Elemento material na obra de Joseph Beuys, ministrado pela artista e pesquisadora Dália Rosenthal
Quando: 19 e 21 de janeiro, das 14h às 17h. Entrada franca
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Galeria 3. Avenida Lafayete Coutinho – Comércio, Salvador (BA)
Informações:  www.mam.ba.gov.br ou (71) 3117-6141

Oficina de Férias para Crianças
O quê: brincadeiras e atividades relacionadas à educação e ao lazer 
Quando: a partir de 7 de janeiro, todas as sextas-feiras do mês, das 9h às 17h
Onde: Museu H.P. Índia Vanuíre. R. Coroados, nº 521, Centro, Tupã (SP)
Informações: (14) 3491-2333 ou www.museuindiavanuire.org.br.
Gratuita mediante agendamento prévio

Confecção de Colares
O quê: os participantes da oficina de férias podem conhecer um pouco mais da técnica e dos materiais utilizados pelos índios na composição do apetrecho ao fazerem seus próprios colares 
Quando: 21 de janeiro 
Onde: Museu H.P. Índia Vanuíre. R. Coroados, nº 521, Centro, Tupã (SP)
Informações: (14) 3491-2333

Confecção de Licocós
O quê: as crianças poderão modelar em massa de farinha o seu próprio boneco
Quando: 28 e 29 de janeiro, das 9h às 11h30 
Onde: Museu H.P. Índia Vanuíre. R. Coroados, nº 521, Centro, Tupã (SP)
Informações: (14) 3491-2333

 

 


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.