Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2015 / 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Artistas selecionados: edital de projetos

19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Artistas selecionados: edital de projetos

Anunciada a lista de artistas selecionados com projetos que serão comissionados pelo 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil: Panoramas do Sul

Consolidando seu perfil de experimentação e inovação, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil abriu, pela primeira vez, uma convocatória pública para inscrição de projetos a serem comissionados para apresentação em sua próxima edição. Neste momento, a Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo, parceiros na realização do evento, anunciam os artistas selecionados entre as 446 inscrições de projetos feitas por artistas de 71 países:

Carlos Monroy (nascido na Colômbia e residente no Brasil)
Cristiano Lenhardt (Brasil)
Keli-Safia Maksud (Quênia)
Ting-Ting Cheng (nascida em Taiwan, residente no Reino Unido)

O Sul e suas múltiplas questões – como diásporas, identidades híbridas, trânsito migratório e viagens, memórias e narrativas pessoais, tecido social e insularidade – foram inspirações e parâmetros da Comissão Curadora para a seleção de artistas participantes desta edição, passando a direcionar também os eixos curatoriais de todas as exposições, programas públicos e publicações do Festival. Além da exposição de projetos, o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil: Panoramas do Sul exibirá obras selecionadas via edital, trabalhos do Acervo Videobrasil e de artistas convidados, que em breve serão divulgados.

O desenvolvimento dos projetos dos artistas selecionados será acompanhado pela comissão responsável pela seleção, formada pelos curadores Bernardo de Souza (Rio Grande do Sul, Brasil), Bitu Cassundé (Ceará, Brasil), João Laia (Lisboa, Portugal) e Júlia Rebouças (Sergipe, Brasil), que trabalham sob a curadoria geral de Solange Farkas. Esta iniciativa efetiva o envolvimento dos curadores para além da seleção, promovendo um diálogo direto e contínuo com os artistas no decorrer de seus processos criativos, em uma relação de tempo estendida.


Sobre os projetos selecionados

Carlos Monroy participa com “Llorando se foi” O Museu da Lambada. In memoriam de Francisco “Chico” Oliveira, que relaciona dois fenômenos dos anos 80 no Brasil: a consagração da lambada e sua incidência na construção da identidade nacional, e o início e exponencial crescimento da imigração boliviana em São Paulo. Superquadra-saci, filme de Cristiano Lenhardt, cria um encontro entre as origens indígenas brasileiras e a “cidade-paisagem”, o cenário urbano, com remissões ao modernismo nacional. Mitumba, de Keli-Safia Maksud, pesquisa a relação entre a história do sabão na Inglaterra e dos tecidos africanos nos Países Baixos na era vitoriana. A artista discute a imagem de higiene racial, propagada à época em anúncios de sabão, e a identidade africana a partir dos tecidos percebidos mundialmente como autêntica expressão da África, apesar de fabricados, desde 1846, nos Países Baixos. Por fim, Ting-Ting Cheng tem seu projeto The Atlas of places that do not exist incluído no 19º Festival. Trata-se de uma biblioteca contendo cerca de 720 livros sobre lugares que não existem – política, social, geográfica ou filosoficamente –, que explora o conceito de existência e visibilidade, questionando as fronteiras entre as nações e as definições de realidade.


Conheça os 53 artistas participantes do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil selecionados por meio do edital de OBRAS.