Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2016 / CONTINUAM ABERTAS INSCRIÇÕES NA FUNDAJ – CONCURSO RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

CONTINUAM ABERTAS INSCRIÇÕES NA FUNDAJ – CONCURSO RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

O Edital do Projeto Residências Artísticas 2016 convoca artistas a submeterem propostas em artes visuais para comporem a programação das galerias da Fundação Joaquim Nabuco (PE).

O certame tem a finalidade de selecionar até 3 (três) projetos, em artes visuais, para residências de criação, exposição e formação. A seleção se dará por meio da análise das propostas inscritas, realizada por uma comissão de três especialistas, entre críticos e curadores de arte. Cada uma das três propostas selecionadas receberá um prêmio no valor de R$15.000,00 (quinze mil reais).

Por meio desse Projeto, pretende-se estimular a produção e a difusão das artes visuais, consolidando a Fundaj como espaço institucional de experimentação e inovação nas artes visuais e de reflexão crítica sobre os seus desenvolvimentos contemporâneos.

No decorrer do ano de 2017 os artistas selecionados participarão de 3 (três) residências na Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, no Recife, Pernambuco.

Podem se inscrever artistas e coletivos de artistas visuais brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil há pelo menos dois anos, desde que não tenham realizado exposição individual em quaisquer das galerias da Fundaj nos 2 (dois) anos anteriores ao prazo de inscrição estabelecido neste Edital.

Todas as informações necessárias ao artista a fim de que realize corretamente sua inscrição estão contidas no regulamento, disponível no site da Fundação Joaquim Nabuco: www.fundaj.gov.br.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no período de 29 de agosto a 14 de novembro de 2016. As propostas deverão ser entregues, ou enviadas pelo correio via sedex, ao endereço abaixo, com data de postagem dentro do prazo.


Informações e Inscrições:
Coordenação de Artes Visuais
Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte - MECA
Fundação Joaquim Nabuco
Av. 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte – Recife – PE – 52.061-540
Telefone: (81) 3073.6260
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.


Requisitos para inscrição conforme o Regulamento:

1. Ficha de inscrição preenchida e assinada;

2. Dados biográficos: nome completo, nome artístico, endereço completo, telefone fixo e celular, correio eletrônico, currículo com formação artística, principais exposições realizadas e prêmios;

3. Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou, em caso de estrangeiro, de Passaporte;

4. Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), inclusive para estrangeiro residente no Brasil;

5. Material impresso, a exemplo de folder, catálogo, artigos críticos publicados em jornais e periódicos, se houver;

6. Portfólio impresso contendo entre dez e quinze imagens (ou, se for o caso, extratos de vídeos ou filmes de até 15 minutos de duração ou de textos de até 5 páginas) de obras realizadas pelo artista ou coletivo, com as especificações técnicas de cada uma delas: título, técnica utilizada, dimensões ou duração, e ano em que foram produzidas;

7. Proposta de trabalho a ser desenvolvida durante a residência em texto de até 3 (três) páginas, contendo: concepção (ideia básica ou características), especificação de materiais e equipamentos a serem utilizados, proposta pedagógica da oficina, planilha orçamentária e outros dados que julguem importantes para melhor entendimento do trabalho;

8. As inscrições efetuadas por meio de correio deverão ser encaminhadas com envelope subscrito e selado, com valor superior ao da remessa encaminhada para inscrição, com vistas à posterior devolução do material; a não inclusão desse envelope desobriga a Fundação Joaquim Nabuco de devolver o material ao proponente.