Você está aqui: Página Inicial / Rede / Arte e esfera pública / Colaboradores

Colaboradores

Ana Maria Tavares
Belo Horizonte, 1958. Artista, graduada pela FAAP, obteve, em 1986, o título de mestre pelo Art Institute of Chicago e doutorado pela ECA-USP, em 2000. Ensina e orienta na graduação e pós-graduação da USP desde 1993. Tem realizado exposições no Brasil e no exterior desde 1982.

Cristina Ribas
São Borja, 1980. Formada em Artes pela UFRGS e mestranda em Artes Visuais na UERJ. Desenvolve a pesquisa militante Arquivo de emergência: documentação de eventos de ruptura, (des)arquivando material sobre arte contemporânea brasileira. http://arquive-se.blogdrive.com

Fabíola Salles
São Paulo, 1980. Formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP, cursa Artes Plásticas na ECA-USP. Foco de interesse e estudo: relações entre arte e vida.

Graziela Kunsch
São Paulo, 1979. Formada em Artes plásticas pela FAAP, neste momento conclui seu mestrado em Cinema na ECA-USP, com o Projeto Mutirão. Desde 2001 acolhe projetos de residência na casa onde mora (Casa da Grazi), organiza publicações (Editora Pressa) e abre sua biblioteca pessoal para uso público.

Jorge Menna Barreto
Araçatuba, 1970. Formado em Artes pela UFRGS, doutorando em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Em 2007, criou e coordenou o Grupo de Educação Colaborativa do Paço das Artes. Seus interesses são: site specificity, tradução cultural, participação e recepção em arte.

Julie Ault
Nova Iorque, 1957. Artista, Julie freqüentemente assume papéis curatoriais e editoriais como uma prática artística. Co-fundadora do Group Material (1979-1996). Organiza exposições e projetos em formatos diversos de maneira independente e colaborativa. Seus projetos recentes incluem Installation (Secession, Viena, 2006), em colaboração com Martin Beck. Entre suas publicações estão Alternative Art New York, 1965-1985 (University of Minnesota Press, 2002) e Felix Gonzalez-Torres (steidldangin, 2006).

Louise Ganz/Breno da Silva
Belo Horizonte, 1964/1979. Em 2004 criaram o escritório de arte e arquitetura Ambulantes. Desenvolveram juntos os projetos Perpendicular Hotel Bragança (2002), Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Urbana Experimental (2005) e Lotes Vagos - Expansões (2008). http://lotevago.blogspot.com/

Maíra Vaz Valente
São Bernardo do Campo, 1981. Estudante de Artes Plásticas na ECA-USP. Coordena o Núcleo Aberto de Performance (NAP), que pesquisa um espaço de prática e reflexão desta linguagem e suas possibilidades no campo das experiências pedagógicas.

Rafi Segal
Tel-Aviv, 1967. Arquiteto envolvido com trabalhos práticos e teóricos. Seu trabalho profissional atual, como associado do KPF Architects, em Nova Iorque, tem como foco o urbanismo e o desenvolvimento em larga escala. Sua publicação recente Cities of Dispersal (co-editado com Els Verbakel) lida com o lugar e o papel dos espaços coletivos em condições urbanas dispersas. Estudou e ensinou arquitetura no Technion – Israel Institute of Technology e na Universidade de Princeton.

RISCO
Ação entre amigos, o RISCO é um coletivo aberto, multidisciplinar, com profissionais de trajetórias variadas. O estúdio presta serviços de arquitetura, arte gráfica, assessoria de projetos, cenografia, design, expografia, gestão de políticas públicas, música, projetos editoriais, restauro, tradução e outras atividades culturais de risco. Comporta também espaço expositivo e loja com criações próprias e apropriações criativas diversas. Os integrantes do RISCO são Adriane Bertini, Humberto Pio, Juliana Amaral, Kevin Kraus, Marcelo Dacosta e Tiago Guiness. www.risco6.com.br

Raquel Garbelotti
Dracena, 1973. Mestre em Artes Visuais pela UNESP e doutoranda em Poéticas Visuais na ECA-USP. Leciona disciplinas sobre espacialidades na UFES, onde integra o grupo de pesquisa PLACE: Plano Conjunto de Espacialidades.

Regina Melim
Lages, 1955. Professora titular e pesquisadora em arte contemporânea na UDESC. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pesquisa em Performance nas Artes Visuais. Coordena desde 2005 o grupo de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos, organizando exposições como Midiações: ações orientadas para fotografia e vídeo em debate (2005) e as exposições portáteis (formato publicação): pf (2006), amor: leve com você (2007) e COLEÇÃO (2008).

Rubens Mano
São Paulo, 1960. Formado em Arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos e mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Entre as suas exposições estão inSITE (2005) e a individual tudo entre nós (2004).

Tatiana Ferraz
São Paulo, 1974. Formada em Arquitetura e urbanismo pela Escola da Cidade e em Artes Plásticas pela Unesp. Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP, com o projeto de pesquisa Trabalhos de escala ambiental: a escultura moderna em questão. Tatiana é co-editora da revista Número, desde 2003.

Vitor Cesar
Fortaleza, 1978. Formado em Arquitetura e urbanismo pela UFC e mestrando em Poéticas Visuais na ECA-USP. Co-organizou a exposição Vizinhos - networked art in Brazil, em Viena. É integrante da Transição Listrada e co-fundador da BASE móvel.