Você está aqui: Página Inicial / Rede / Cátedra Olavo Setubal de arte e cultura

Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência: Catedrático Ricardo Ohtake – 2017

 

Catedrático Paulo Sérgio Rouanet 2016Catedrático Ricardo Ohtake 2017
site da Cátedra no IEA-USP

 

Introdução

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é fruto do esforço do IEA de inserir na Universidade um novo e mais profundo olhar para a arte e a cultura.

Criada em 2015 e lançada oficialmente em fevereiro de 2016, tem como titular atual o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake. Seu antecessor foi Sérgio Paulo Rouanet, diplomata e ensaísta, ex-secretário nacional de Cultura e autor do projeto da lei de incentivo à cultura que leva o seu nome. O coordenador acadêmico é Martin Grossmann, ex-diretor do IEA e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Projeto do IEA em parceria com o Instituto Itaú Cultural, a Cátedra Olavo Setubal é um espaço para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes com foco na gestão cultural. Seu objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

 


 

Atividades realizadas até o momento

Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake

A atividade inaugural do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" fez um retrospecto da carreira de Ricardo Ohtake como dirigente cultural na cidade de São Paulo.

Veja mais...

Instituições Culturais: Museu Afro Brasil e Sesc-São Paulo

Na segunda atividade do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP, e Emanoel Araujo, que dirige o Museu Afro Brasil, foram os personagens centrais de encontro que discutiu as contribuições das instituições culturais na formação e desenvolvimento de São Paulo.

Veja Mais...

Instituições Culturais 2 - Masp, Bienal e Itaú Cultural

Neste encontro, Heitor Martins, diretor-presidente do Masp, e Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, falaram sobre o papel da cultura na formação e desenvolvimento de São Paulo, a partir da perspectiva das instituições que dirigem.

Veja mais...

Dirigentes Culturais I: Dos Anos 50 à Atualidade - Suassuna e Walter Zanini

O músico pernambucano Antônio Nóbrega e a artista plástica Regina Silveira estiveram juntos no Espaço Multiuso do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP para falar sobre dois importantes dirigentes culturais do pós-guerra.

Veja mais...

Dirigentes Culturais II: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Emílio Salles Gomes

O trabalho e a vida de Paulo Emílio Salles Gomes, fundador da Cinemateca Brasileira será apresentado na Sala Petrobras da Cinemateca Brasileira. Para comentar sobre Paulo Emílio, estará presente o teórico e professor de cinema brasileiro, Ismail Xavier.

Veja mais...