Você está aqui: Página Inicial / Rede / Cátedra Olavo Setubal de arte e cultura / Cátedra Olavo Setúbal de Arte, cultura e ciência: Catedrático Sérgio Paulo Rouanet 2016

Cátedra Olavo Setúbal de Arte, cultura e ciência: Catedrático Sérgio Paulo Rouanet 2016

 

Catedrático Paulo Sérgio Rouanet 2016Catedrático Ricardo Ohtake 2017
Catedrática Eliana Sousa e Silva 2018Catedráticos Paulo Herkenhoff e Helena Nader 2019Catedrático Néstor García Canclini 2020-21Catedrática Conceição Evaristo 2022-23Catedráticas
Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites
site da Cátedra no IEA-USP

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é fruto do esforço do IEA de inserir na Universidade um novo e mais profundo olhar para a arte e a cultura.

Criada em 2015 e lançada oficialmente em fevereiro de 2016, teve como seu primeiro titular Sérgio Paulo Rouanet, diplomata e ensaísta, ex-secretário nacional de Cultura e autor do projeto da lei de incentivo à cultura que leva o seu nome. O coordenador acadêmico é Martin Grossmann, ex-diretor do IEA e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Projeto do IEA em parceria com o Instituto Itaú Cultural, a Cátedra Olavo Setubal é um espaço para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes com foco na gestão cultural. Seu objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

 


 

Registros em vídeo das atividades realizadas:

A Modernidade e suas Ambivalências - Lançamento da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Este encontro marcou o lançamento da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e a posse do Embaixador Sérgio Paulo Rouanet como seu primeiro titular. Iniciativa do IEA em parceria com o Itaú Cultural, esta é a primeira cátedra da USP criada para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes e da gestão cultural. O objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

Arte, Artista, Universidade

No primeiro encontro, realizado na manhã do dia 15 em formato de mesa-redonda, o evento reuniu artistas-professores e Sergio Paulo Rouanet, primeiro titular da Cátedra, para contextualizar e problematizar o lugar e o papel da arte na universidade, bem como o papel da universidade no incentivo e fomento à cultura na sociedade contemporânea.

O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin

No segundo encontro, Sergio Paulo Rouanet e Barbara Freitag partiram de uma reflexão sobre a teoria kantiana da arte, formulada na Crítica do Juízo (1790), e desembocarão na teoria de Walter Benjamin sobre a perda e recuperação da aura na era da reprodutibilidade técnica. Os comentários são de Jeanne Marie Gagnebin, Cremilda Medina e Willi Bolle.

A Ciência e suas Fronteiras

O terceiro encontro, no dia 17, foi uma exposição de Rouanet sobre a questão da unicidade da ciência. Ele examina as diversas tentativas feitas para superação das fronteiras internas dentro do campo das ciências; das fronteiras da ciência com a religião, a moral e a política; e do impacto das fronteiras nacionais e culturais sobre a ciência. A conferência foi comentada por pesquisadores das ciências sociais e naturais. Além do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, da FGV-SP,  quatro comentaristas da USP participaram: o jornalista Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e superintendente de Comunicação Social da universidade; a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Universidade de Chicago, EUA; o físico Paulo Alberto Nussenzveig, do Instituto de Física (IF); e a farmacologista Leticia Veras Costa Lotufo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

Cinema e Psicanálise

Nascidos no mesmo ano, cinema e psicanálise nem sempre tiveram relações cordiais e estas por vezes foram idealizadas, segundo o psicanalista e crítico de cinema Luiz Fernando Gallego. Ele defende que o humanismo de parte expressiva do chamado "cinema de autor" das primeiras décadas seguintes à Segunda Guerra "perdeu espaço para espetáculos de efeitos especiais". Para Gallego, também houve uma perda do humanismo presente nas teorias psicanalíticas de Freud e seguidores. No encontro no IEA, o expositor discutiu se esses caminhos paralelos do cinema e da psicanálise são resultado de mera coincidência ou não.

Mesa-redonda sobre Machado de Assis - Encerramento da 1ª gestão da Cátedra Olavo Setubal

Na última conferência de Sergio Paulo Rouanet como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, ele, Alfredo Bosi, Helio Guimarães e Silvia Eleutério falaram sobre a vida de Machado de Assis e diversas perspectivas de sua obra, especialmente a forma shandiana, conceito construído por Rouanet a partir de Lawrence Sterne, Diderot, Xavier de Metre e Almeida Garret e atribuído à obra de Machado de Assis em “Riso e Melancolia”.

 


 

Notícias

IEA lança a primeira cátedra da USP para pensar a arte e a cultura

Por Fernanda Rezende para o IEA/USP em 16/02/2016.

Modernidade é tema de Rouanet na inauguração da Cátedra Olavo Setubal

Por Mauro Bellesa para o IEA/USP em 03/05/2016.

A Modernidade e suas Ambivalências - Lançamento da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Por Rafael Borsanelli para o IEA/USP em 03/05/2016.

Por Mauro Bellesa para o IEA/USP em 20/05/2016.

O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin

Por Sandra Sedini para o IEA/USP em 15/07/2016.

A Ciência e suas Fronteiras

Por Sandra Sedini para o IEA/USP em 05/08/2016.

Arte, Artista, Universidade

Por Sandra Sedini para o IEA/USP em 09/08/2016.

Rouanet defende a unicidade e a universalidade do conhecimento

Por Mauro Bellesa para o IEA/USP em 09/08/2016.

Artistas-professores debatem o lugar e o papel da arte na universidade

Por Fernanda Rezende para o IEA/USP em 10/08/2016.

Rouanet participa de bate-papo em lançamento de livro sobre sua obra

Por Fernanda Rezende para o IEA/USP em 12/08/2016.

O lugar paradoxal do artista dentro da Universidade

Por Sylvia Miguel para o IEA/USP em 17/08/2016.

Rouanet analisa a concepção de modernidade de Walter Benjamin

Por Mauro Bellesa para o IEA/USP em 22/08/2016.

Os desafios à integração dos conhecimentos

Por Mauro Bellesa para o IEA/USP em 25/08/2016.

Cinema e Psicanálise

Por Rafael Borsanelli para o IEA/USP em 06/09/2016.

A perda do humanismo no cinema e na psicanálise

Por Mauro Bellesa para o IEA/USP em 06/09/2016.

Cinema e psicanálise: uma história de convergências e divergências

Por Mauro Bellesa para o IEA/USP em 21/09/2016.

Mesa-redonda sobre Machado de Assis - Encerramento da 1ª gestão da Cátedra Olavo Setubal

Por Rafael Borsanelli para o IEA/USP em 14/02/2017.

Machado de Assis é tema de Rouanet em sua despedida da Cátedra Olavo Setubal

Por Fernanda Rezende para o IEA/USP em 21/02/2017.

Seminário sobre Machado de Assis conclui período de Rouanet em cátedra

Por Mauro Bellesa para o IEA/USP em 06/04/2017.