Você está aqui: Página Inicial / Rede / Cátedra Olavo Setubal de arte e cultura / Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência: Catedrático Ricardo Ohtake – 2017 / Posse Ricardo Ohtake - Cátedra Olavo Setubal de Arte Cultura e Ciência

Posse Ricardo Ohtake - Cátedra Olavo Setubal de Arte Cultura e Ciência

Por por Rafael Borsanelli para o IEA/USP em 21/02/2017

Cerimônia de posse de Ricardo Ohtake como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Ohtake possui notória carreira como formulador e implantador de políticas públicas para a cultura e como gestor de instituições culturais. Ele faz parte de uma das famílias mais importantes para a arte e a arquitetura do país: é filho da artista plástica Tomie Ohtake (1913-2015) e irmão do também arquiteto Ruy Ohtake. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e designer gráfico consagrado, ele dirige o Instituto Tomie Ohtake desde sua criação, em 2001, numa trajetória marcada pela disposição em democratizar o acesso do público à arte moderna e contemporânea. Ele foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, diretor do Museu da Imagem e do Som e da Cinemateca Brasileira. Foi, também, o primeiro diretor do Centro Cultural São Paulo. Deu aula em diversas faculdades de arquitetura, comunicações e artes plásticas e foi curador da participação brasileira na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2010.

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma iniciativa do Instituto em parceria com o Itaú Cultural, é a primeira cátedra criada na USP para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes e da gestão cultural. O objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global. O primeiro titular da cátedra foi Sergio Paulo Rouanet.

Programação

9h30 Recepção
10h30 Boas-vindas do Diretor do Instituto de Estudos Avançados, Paulo Saldiva

Palavras do Diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron

Palavras do Coordenador Acadêmico da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, Martin Grossmann

Palavras do Embaixador Sergio Paulo Rouanet, primeiro titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Saudação ao Catedrático  pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz

Discurso do Catedrático Ricardo Ohtake

Palavras finais do M. Reitor Marco Antonio Zago

Fonte: http://www.iea.usp.br/eventos/posse-ricardo-ohtake