Você está aqui: Página Inicial / Rede / Cátedra Olavo Setubal de arte e cultura / Encontro com Sérgio Paulo Rouanet no IEA

Cátdrea Olavo Setubal de Arte, cultura e ciência: Caterático Sérgio Paulo Rouanet 2016

Catedrático Paulo Sérgio Rouanet 2016Catedrático Ricardo Ohtake 2017
Catedrática Eliana Sousa e Silva 2018site da Cátedra no IEA-USP

 

Os encontros realizados no IEA nos dias 15 e 17 de agosto com Sergio Paulo Rouanet abordaram questões centrais no debate da arte e da ciência.

No primeiro encontro "Arte, Artistas, Universidade"  realizado na manhã do dia 15 em formato de mesa-redonda, o evento reuniu artistas-professores e Sergio Paulo Rouanet, primeiro titular da Cátedra, para contextualizar e problematizar o lugar e o papel da arte na universidade, bem como o papel da universidade no incentivo e fomento à cultura na sociedade contemporânea.

Veja o vídeo [AQUI]

 

O Segundo intitulado o Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin,  Sergio Paulo Rouanet e Barbara Freitag partiram de uma reflexão sobre a teoria kantiana da arte, formulada na Crítica do Juízo (1790), e desembocarão na teoria de Walter Benjamin sobre a perda e recuperação da aura na era da reprodutibilidade técnica. Os comentários são de Jeanne Marie Gagnebin, Cremilda Medina e Willi Bolle.

Veja o vídeo [AQUI]

 

O terceiro encontro "Fronteiras da Ciência"  no dia 17 foi uma exposição de Rouanet sobre a questão da unicidade da ciência. Ele examina as diversas tentativas feitas para superação das fronteiras internas dentro do campo das ciências; das fronteiras da ciência com a religião, a moral e a política; e do impacto das fronteiras nacionais e culturais sobre a ciência. A conferência foi comentada por pesquisadores das ciências sociais e naturais. Além do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, da FGV-SP,  quatro comentaristas da USP participaram: o jornalista Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e superintendente de Comunicação Social da universidade; a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Universidade de Chicago, EUA; o físico Paulo Alberto Nussenzveig, do Instituto de Física (IF); e a farmacologista Leticia Veras Costa Lotufo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

Veja o vídeo [AQUI]