Você está aqui: Página Inicial / Rede / Cátedra Olavo Setubal de arte e cultura

Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência: Catedrática Eliana Sousa e Silva

Introdução

Catedrático Paulo Sérgio Rouanet 2016Catedrático Ricardo Ohtake 2017
Catedrática Eliana Sousa e Silva 2018site da Cátedra no IEA-USP

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é fruto do esforço do IEA de inserir na Universidade um novo e mais profundo olhar para a arte e a cultura.

Criada em 2015 e lançada oficialmente em fevereiro de 2016, tem como titular atual a educadora e ativista social Eliane Sousa Silva, fundadora e diretora da Redes da Maré. Seus antecessores foram em 2017 o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituo Tomie Ohtake e em 2016 Sérgio Paulo Rouanet, diplomata e ensaísta, ex-secretário nacional de Cultura e autor do projeto da lei de incentivo à cultura que leva o seu nome. O coordenador acadêmico é Martin Grossmann, ex-diretor do IEA e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Projeto do IEA em parceria com o Instituto Itaú Cultural, a Cátedra Olavo Setubal é um espaço para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes com foco na gestão cultural. Seu objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

 


 

Atividades realizadas e Notícias:

Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré, é a nova titular da Cátedra Olavo Setubal – Notícia

Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré, assume a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência – Notícia

Eliana Sousa Silva, m(aré)ulher do agora: “Quero testemunhar alguma mudança neste processo de violência bélica no país”– Notícia

Cerimônia de Posse Eliana Sousa Silva como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - Atividade (Vídeo)

Centralidades Periféricas: Reflexões Sobre Literatura Periférica e Universidade – Atividade (Vídeo)

Literatura periférica: a vida contada sem intermediários – Notícia