Você está aqui: Página Inicial / Rede / Economia das Exposições / Instituições responsáveis pelo projeto

Instituições responsáveis pelo projeto

Perfil das instituições propositoras

A atuação e o modelo de gestão da Fundação Iberê Camargo, as atividades e a inserção do Fórum Permanente no campo das artes, a complementaridade das competências e a vasta experiência das duas instituições fazem delas parceiras ideais para o desenvolvimento do presente projeto, voltado para a economia dos espaços, instituições e coleções de arte.

 

FUNDAÇAO IBERE CAMARGO
A Fundação Iberê Camargo tem se afirmado como uma instituição extremamente importante no cenário artístico nacional, tanto no plano expositivo e museográfico quanto na produção de conhecimento, tendo promovido, desde o final dos anos 90, simpósios, seminários e mesas-redondas que muito contribuem para o debate do papel do museu na contemporaneidade e seus desafios.
Por ter um modelo de gestão inovador e eficiente, que vem alcançando reconhecimento nacional e internacional, a Fundação Iberê Camargo deverá administrar os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto e cumprimento de suas metas, e acompanhará, através do seu comitê curatorial, o desenvolvimento das diretrizes que nortearão a pesquisa e a análise dos seus resultados.

Equipe da Fundação Iberê Camargo envolvida no projeto de pesquisa:
Fábio Coutinho – Superintendente Cultural
Joice Souza – assistente administrativa/Departamento Financeiro

 

FORUM PERMANENTE
O Fórum Permanente, em atividade desde 2003, constitui-se como uma importante plataforma de reflexão e produção de conhecimento sobre o campo das artes e, em particular, sobre os desafios dos museus de arte na contemporaneidade, promovendo o diálogo entre instituições e especialistas, pesquisadores, curadores, gestores no plano nacional e internacional.
O Fórum Permanente atuará, conjuntamente com a coordenadora da pesquisa – Ana Letícia Fialho e os pesquisadores/colaboradores associados à pesquisa, na implementação do projeto, na execução da pesquisa e na divulgação e armazenamento dos seus resultados. Atualmente, o Fórum Permanente tem um mailing especializado com mais de quinze mil endereços cadastrados de agentes do campo das artes e o site tem uma visitação média de mais de mil pessoas por semana (somando mais de 4 mil acessos se computadas as visitas feitas por uma pessoa mais de uma vez), o que reflete a abrangência da sua atuação e o reconhecimento no campo das artes.
O Fórum Permanente se tornou referência para informação e pesquisa para agentes do campo das artes, sendo utilizado, por exemplo, por muitos professores universitários e do ensino médio na elaboração de conteúdo para as disciplinas quanto para pesquisa de alunos. A plataforma do site do Fórum Permanente será utilizada tanto para parte da coleta de informações e pesquisa, a partir de formulários online (com os quais o Fórum vem trabalhando e aperfeiçoando em outros projetos e eventos), quanto para o armazenamento difusão da informação.
Equipe Fórum Permanente envolvida no projeto de pesquisa
Martin Grossmann – curador-coordenador
Ana Letícia Fialho – curadora executiva
Leonardo Assis – gestor da informacão
Julio Monteiro – gestor de tecnologia

 

Equipe de pesquisa
A coordenadora da pesquisa e os demais pesquisadores que participam do projeto são especialistas em sociologia da arte, políticas culturais, curadoria e gestão cultural, com vasta experiência tanto na área de pesquisa acadêmica e pesquisa aplicada quanto na prática e gestão de instituições e projetos culturais, e em especial projetos e instituições relacionados à arte contemporânea.

Ana Letícia Fialho – coordenadora da pesquisa
Vinícius Spricigo –assistente da coordenação - pesquisador
Cristiana Tejo – pesquisadora sênior
Ilana Goldstein – pesquisadora sênior
Maria Lucia Bueno– pesquisadora sênior
Renata Proença – pesquisadora sênior
Julia Ayerbe – assistente de pesquisa
Lorena Ferraz – assistente de pesquisa

 

MINISTERIO DA CULTURA
Equipe Ministério da Cultura envolvida no projeto de pesquisa
Afonso Luz – Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais
Márcia Ferran – Secretaria de Políticas Culturais
Maribel Alves-Fierro Sevilla – Assistente Técnica/Secretaria de Políticas Culturais

 

Comitê Gestor/Pesquisa Economia das exposições
Ana Letícia Fialho
Martin Grossmann
Afonso Luz
Fábio Coutinho
Maribel Alves-Fierro Sevilla

 

Comitê Científico/Pesquisa Economia das exposições
Afonso Luz
Ana Letícia Fialho
Cristiana Tejo
Fábio Coutinho
João Gabriel Teixeira
Martin Grossmann
Renata Proença
Vinícius Spricigo