Você está aqui: Página Inicial / Rede / Economia das Exposições / Metodologia e Metas

Metodologia e Metas

Metodologia

O ponto de partida da pesquisa é um mapeamento das instituições que promovem ações no campo da arte contemporânea, nas diferentes regiões do Brasil. Um universo de cerca de 70 instituições responderão a um primeiro questionário, fornecendo informações que permitirão constituir um banco de dados sobre as instituições mais atuantes no campo da arte contemporânea no Brasil.
Numa segunda etapa, 25 instituições, selecionadas por amostragem a fim de que se tenham representadas diferentes regiões e diferentes perfis, responderão a um questionário mais detalhado sobre os projetos de arte contemporânea que desenvolveram nos últimos 10 anos, sua estrutura orçamentária, seus desdobramentos e suas parcerias. A coleta de dados quantitativos e qualitativos será feita pela equipe de pesquisadores do projeto, que têm ampla experiência no campo da sociologia, história e crítica de arte e de gestão da cultura, eles utilizarão ferramentas próprias a seus campos de conhecimento, tais como entrevistas, questionários, pesquisa bibliográfica, etc.
A partir dos dados quantitativos e qualitativos coletados, será feito então um diagnóstico sobre a economia das exposições de arte contemporânea no Brasil, com a utilização de arcabouços teóricos próprios à sociologia da arte e à economia da cultura.

 

Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa

O subsite da pesquisa abriga informações sobre a pesquisa, os formulários aplicados, bibliografia relacionada e relatórios sobre o desenvolvimento da pesquisa. Ele será atualizado regularmente, e manterá aberto um canal de comunicação entre a coordenação da pesquisa e as instituições envolvidas, para que se possa

A equipe de pesquisa, o comitê científico e o comitê gestor atuarão conjuntamente assegurando assim o bom desenvolvimento da pesquisa, a pertinência dos dados coletados e a análise aprofundada de seus resultados, visando sempre sua aplicabilidade e relevância para a formulação de políticas públicas e também para uma melhoria no desenvolvimento e gestão das instituições.

A equipe de pesquisa e o comitê científico se reunirão a cada três meses para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da pesquisa, assegurando assim a pertinência e a acuidade de seus resultados. Ao final será realizada a avaliação pública dos resultados, em conjunto com as instituições participantes.

A coordenação da pesquisa elaborará 2 relatórios preliminares e um relatório final, que serão publicados no subsite da pesquisa e estarão disponíveis para consulta para as instituições participantes.

Metas

Meta 1: Contratação da equipe, constituição do comitê científico e consolidação do plano de trabalho. Concluída


Meta 2: Realização do mapeamento e diagnóstico preliminar. Ou seja, mapeamento das instituições, levantamento de dados preliminares e realização de estudos por amostragem. Em desenvolvimento


Meta 3: Criação de uma plataforma virtual para abrigar a pesquisa, subsite vinculado ao Fórum Permanente e do Ministério da Cultura. Em desenvolvimento.