Você está aqui: Página Inicial / Rede / Esboço para novas culturas / Apresentação

Apresentação

 

Esboço para novas culturas: projetos de cidades em debate é a primeira atividade do projeto editorial da revista Urbânia 4. Muitas cidades crescem e se transformam sem que alguém tenha pensado em seu projeto, no entanto, diversas foram as oportunidades em que indivíduos e coletivos se debruçaram sobre a possibilidade de projetar novas cidades, modelos de espaço urbano comprometidos com modelos sociais e culturais. Ao reunir (e confrontar) esses projetos, a revista Urbânia 4 se propõe a investigar onde se localizam as utopias hoje, de modo a estimular a construção coletiva de outros imaginários. Objetiva-se animar uma reflexão sobre o que as cidades em que vivemos poderiam ter sido e, fundamentalmente, sobre o que ainda podem se tornar.

 

A cada edição a revista Urbânia tem um formato diferente e neste quarto número ela assume a forma de um website, instaurando um processo colaborativo de publicação e reforçando uma lógica de projeto, como as cidades estudadas – passíveis de constante reformulação. O banco de dados do website urbania4.org é organizado em três seções, tomando emprestada a estrutura do manuscrito de Constant Nieuwenhuijs, New Babylon - Esboço para uma cultura, 1963-65, que apresentava o projeto da cidade New Babylon de três modos: “modelo de sociedade e cidade” (textos), “atlas” (imagens – maquetes, desenhos) e  “crítica cultural radical” (a contraposição do modelo vigente de cultura com a cultura imaginada por Constant).


As cidades Brasília, Havana, São Paulo, Luanda, New Babylon e Assentamento Ireno Alves dos Santos/Vila Barrageira foram eleitas como assunto dos debates presenciais. Para cada uma dessas discussões os editores da revista Urbânia 4 - Graziela Kunsch e Paulo Miyada, também curadores deste projeto - escolheram um ou mais debatedores e um editor/coletivo editorial de uma revista independente de arte e arquitetura. Este editor/coletivo editorial irá atuar na referida discussão como mediador e, em alguns casos, propôs um novo debatedor para a situação, a partir do repertório de colaboradores de sua própria revista e/ou tendo em mente um embate crítico. Esta dinâmica objetivou descentralizar e democratizar o processo de escolha dos participantes das discussões, tornando possível que os debates tomem rumos inesperados/inimaginados até mesmo pelos curadores e valorizando o papel das revistas independentes na formação de uma crítica cultural radical. Como forma de adensamento dos debates presenciais estão programadas oficinas e uma série de atividades especiais. 

 

Curadoria Graziela Kunsch e Paulo Miyada
Organização Graziela Kunsch - Editora Pressa
Assistente de produção Luiza Proença
Projeto gráfico Vitor Cesar
Programação do website urbania4.org Roberto Winter
Programação dos terreiros da 29a Bienal Pedro França
Assistentes da programação dos terreiros da 29a Bienal Adriana Kachar Hernandes e Luiza Crosman
Produtor dos terreiros da 29a Bienal Michael Gibbons
Agradecimentos a todos os colaboradores, alunos do EPA (FAUUSP) e trabalhadores das diferentes instituições envolvidas neste projeto
Co-realização Centro Cultural São Paulo
Apoio institucional Centro Cultural da Espanha em São Paulo, Goethe-Institut São Paulo e Fórum Permanente

Este projeto foi contemplado na seleção pública de debates presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009/2010, do Ministério da Cultura. A pesquisa para a revista Urbânia 4 foi desenvolvida com bolsa do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (Fundarpe).