Você está aqui: Página Inicial / Rede / Grupo de Estudos em Conservação de Arte Contemporânea

Grupo de Estudos em Conservação de Arte Contemporânea

O Grupo de Estudos em Conservação de Arte Contemporânea (GECAC) foi criado, em 2018, como um Grupo de Estudo do Fórum Permanente dentro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP); tendo como núcleo embrionário profissionais que realizaram o curso Encontros, Leituras e Reflexões – Os Fundamentos Filosóficos da Conservação e Restauro, ministrado pela conservadora-restauradora Isis Baldini, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, como parte das atividades curriculares desenvolvidas em seu pós-doutorado.

O GECAC objetiva pensar a conservação de obras de arte não convencionais através de uma ampla reflexão a partir do sistema em que essas estão estruturadas, seus campos e camadas de informações, de modo a possibilitar a expansão da compreensão de sua existência imaterial e a precisa correlação com sua existência material, sua materialidade. A conservação de obras que possuem o campo filosófico em proeminência deve ser precedida por uma ampla exploração desta correlação para que a fruição de sua poética, na forma pretendida pelo artista, seja preservada.

A conservação preventiva ou interventiva de obras não tradicionais – aquelas cuja natureza exige não apenas um conhecimento da degradação dos materiais, mas, principalmente um conhecimento profundo sobre as idéias, os processos, os contextos e a rede simbólica que as constitui – tem sido tema de debates e preocupação constante dos conservadores responsáveis pela sua salvaguarda. O GECAC, se propõe a compreender não apenas o pensamento do artista em relação a uma obra específica, mas também em relação a sua produção como um todo. Como metodologia procura fazer interlocuções com os artistas e com os profissionais do entorno destes, historiadores, curadores, cientistas e conservadores.

Coordenardora: Isis Baldini Elias

Pesquisadores: Kamila Vasques

Joana Asseff Neves

Zinia M. C. De Carvalho

Caetana Britto

Rafael Lima Capellari

Juliana Bittencourt