Você está aqui: Página Inicial / Rede / História em Display / Visita ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Visita ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo

 

PESQUISA DE CAMPO 1

11/07/14 15.00 as 20.00 hs

Visita ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

 

Conversa com a curadora e pesquisadora colombiana Cristina Lleras, que atualmente trabalha no seu projeto “Museo Efímero del Olvido” (Museu Efêmero do Esquecimento) e antes foi curadora de Arte e Historia do Museo Nacional de Colombia, entre 2004 e 2012.

Participantes: Ana Tomimori, Beto Shwafaty, Bruno Moreschi, Carlos Guzmán, Claudia Rodríguez – Ponga, Deyson Gilbert, Fabio Tremonte, Fernanda Nogueria (via internet), Guilherme Peters, Ícaro Lira, Cristina Lleras, Lais Myrrha, Leandro Nerefuh, Marcos Gorgatti, María Iñígo Clavo, Marta Ramos-Yzquierdo, Mónica Espinel, e Tobi Maier.

 

O grupo foi recebido pelo setor educativo do Museu que fez uma visita guiada pelas novas salas e display da exposição de longa duração “Migrar: Experiências, Memórias e Identidades” e a instalação temporária do artista Nuno Ramos “É isto um homem?”, inclusa dentro do percurso na primeira sala, ambos projetos inaugurados em 31 de maio de 2014.

O Museu procura com esse novo percurso curatorial contar a história dos movimentos migratórios recebidos no local, antigo Hotel de Imigrantes (1887-1978), através da organização de núcleos temáticos com vestígios e objetos do local, aliados a doações das comunidades implicadas, e a uma ampla apresentação de imagens e fatos narrados em de vídeos. O discurso amplia a visão da significação dos movimentos migratórios humanos no mundo e o conhecimento dos grupos atuais de imigrantes no Estado paulista.

Foi apresentada brevemente também a mostra temporária “SER Imigrante: o mesmo e o outro” que visa “refletir sobre o conjunto de condições que determinam a aceitação ou não de quem migra para o Brasil, em caráter temporário ou permanente” através da apresentação dos trâmites burocráticos necessários para a entrada no país.

A reunião continuou no centro PIVÔ PESQUISA, no edifício Copan de São Paulo, que cedeu uma sala para a realização da videoconferência com a pesquisadora colombiana Cristina Lleras. Ela analisou e compartilhou o debate surgido da experiência na organização da exposição “Las historias de un grito. 200 años de ser colombiano” (As historias de um grito. 200 anos de ser colombiano). O desafio foi a união de obras do acervo junto com novas propostas de artistas contemporâneos e dos próprios curadores para ativar a reflexão crítica sobre os mitos nacionais. Apresentou igualmente o projeto em desenvolvimento “Museo Efímero del Olvido” (Museu Efêmero do Esquecimento), proposta apresentada no marco dos Salones Regionales de Artistas Zona Centro, da Colombia. A proposta é pensada desde “Un examen crítico de la memoria —que elaboramos siempre desde las urgencias del presente—, desapegado de la necesidad de recordar, podría generar formas distintas de recuperar el pasado y, por tanto, avizorar el futuro” (um exame critico da memoria – sempre elaborada desde a urgência do presente -, desapegado da necessidade de lembrar, e que poderia criar distintas formas de recuperação do passado, e, por isso, de avistar o futuro), propondo uma aproximação a historias esquecidas através da arte contemporânea como lugar possível de reflexão e construção de uma memoria desde o afetivo.

Para finalizar, o grupo realizou uma discussão das percepções anotadas durante a visita ao Museu em relação ao uso do espaço arquitetônico, as histórias contadas e as esquecidas e a significação das omissões, e ao uso dos objetos como ativadores da memória, entre outros assuntos. Esses itens formaram parte do mapeamento de términos e categorias a analisar na pesquisa.

registrado em: ,