Você está aqui: Página Inicial / Rede / Introdução à Museologia - Ulisses Franco / Considerações Finais

Considerações Finais

  • A Recepção:

A preocupação com a recepção do trabalho fica evidente pela abertura livre das caixas de comentários de cada um dos vídeos e incentivos durante os vídeos para que aqueles que assistem interajam com o projeto. De maneira quantitativa o acesso a essa exposição e a esses objetos pode ser avaliado por meio dos indicadores numéricos da própria plataforma, como por exemplo: número de visualizações, número de “gostei” e “não gostei”, assim como comentários positivos e negativos que também expõe as reações de forma qualitativa. Dessa forma, esses números e avaliações fornecem subsídios para compreender se a exposição feita pelos vídeos foi bem sucedida ou não.

  • Conclusão:

De maneira geral a produção do trabalho foi bem proveitosa por permitir a unificação de ao menos duas áreas que merecem grande atenção no presente e em um futuro próximo: a educação e a internet. Unir essas duas grandes áreas tratando de temas que são pouco aparentes na mídia e no senso comum permite que os processos de ensino-aprendizagem ganhem novas facetas e incluam em seu escopo linguagens inovadoras cada vez mais presentes no cotidiano de diversos grupos sociais. A internet é uma realidade constante na vida das pessoas e as novas gerações já sentem que vivem em ao menos dois ambientes concomitantemente: o real e o virtual. Ou seja, é necessário que a Museologia e a Educação estejam também presentes nesses ambientes falando de suas especialidades com diferentes linguagens e adaptadas para diferentes públicos.

Ao responder o que me representava culturalmente, na abertura desse curso, ainda em Agosto de 2017, respondi entre outras coisas: a Internet. A resposta está mais clara, agora reiterada por este trabalho e pelas possibilidades de aprendizado que ele permitiu.

  • Bibliografia:

De maneira geral foram utilizadas as discussões feitas em sala de aula a partir dos textos e filmes contidos no programa da disciplina. Dessa maneira, essa bibliografia aparece no SAIBA MAIS de cada um dos vídeos e também aqui. Pela linguagem e veículo de apresentação do trabalho ocorre a impossibilidade de apresentar as ideias de cada autor durante os vídeos, mas é ressaltada a necessidade de ser consultada a descrição de cada um deles para aprofundar-se nos conteúdos.

  • MALRAUX, André, “O Museu Imaginário” In: As Vozes do Silêncio, Lisboa, Livros do Brasil, s/d.
  • BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte, São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003.
  • CRIMP, Douglas. Sobre as Ruínas do Museu, São Paulo, Martins Fontes, 2006.
  • FREHSE, Fraya. O Espaço na vida Social: Uma introdução.
  • SIMMEL, Georg. Sociologia do Espaço.
  • FOUCAULT, Michel. De Espaços Outros.
  • LEFEBVRE, Henri. Prefácio: a produção do espaço.
  • BOURDIEU, Pierre  Espaço Físico, Espaço Social e Espaço físico apropriado.
  • GROSSMANN, Martin. Do ponto de vista à dimensionalidade; in Revista Item, Rio de Janeiro, nº 3, 1996.
  • FOUCAULT, Michel.  “As Meninas”. In: Palavras e as Coisas, S.P., Martins Fontes, 1966.
  • PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza, S.P., Perspectiva, 1977.