Você está aqui: Página Inicial / Rede / Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil

A parceria com o Museu Afro Brasil é uma das mais duradouras e profícuas dentre as redes que o Fórum Permanente tem desde sua criação. Nos 15 anos de existência do Museu já foram diversos eventos, encontros e seminários transmitidos, relatados e registrados pelo Fórum Permanente abordando os mais diversos assuntos. Aqui estão reunidas essas experiências e fica o convite para que todos e todas conheçam e participem das atividades do Museu!
Museu Afro Brasil

Área externa do Museu Afro Brasil / Crédito: Roberta Navas

 

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.
Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera, um marco do modernismo brasileiro. O Museu conserva, em seus 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

 

 

 

Emanoel Araújo e a mão negra que talhou o Brasil

Um dos maiores artistas do Brasil, Emanoel Araújo conseguiu demonstrar que o afro-brasileiro poderia ser a chave para entender o país. O Museu Afro-Brasil, que ele criou e dirigiu até o fim da vida, é seu maior legado.
________________________

 

logo Afro atlantico

Conversas com objetos no museu Afro Brasil

Outubro de 2016.

 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: Feminismo Negro e Interseccionalidade (logo)

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: Feminismo Negro e Interseccionalidade com Patricia Hill Collins

Novembro de 2018.

Encontro com João Câmara: Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro - capa

Encontro com João Câmara: Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro

Novembro de 2019.

Seminário: Quilombo e Campesinato Negro no Brasil com Professor Flávio Gomes - capa

Seminário: Quilombo e Campesinato Negro no Brasil com Professor Flávio Gomes e representantes de comunidades quilombolas

Novembro de 2019.


 

SAIBA MAIS:

Perfil de Emanoel Araújo: curador e diretor do Museu Afro Brasil

Registro dos Encontros Paulista de Museus - I ao X

O Museu Afro Brasil é participante do Sistema Estadual de Museus e dos Encontros Paulista de Museus do estado de São Paulo.

Museu Afro Brasil inaugura conjunto de exposições em celebração ao 20 de novembro

Notícia de Novembro de 2019.

Artistas protestam contra os cortes na cultura e defendem o museu Afro Brasil via Jornalistas Livres

Notícia de 09/04/2019 no Dossiê:QUANTO VALE A CULTURA?

1º Encontro Regional de Museus da Capital de São Paulo

Notícia de Setembro de 2018.

Museu Afro Brasil inaugura grande exposição sobre o Barroco

Notícia de Julho de 2018.

Atividade do Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" da Cátedra Olavo Setúbal: Instituições Culturais: Museu Afro Brasil e Sesc-São Paulo

Na segunda atividade do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP, e Emanoel Araujo, que dirige o Museu Afro Brasil, foram os personagens centrais de encontro que discutiu as contribuições das instituições culturais na formação e desenvolvimento de São Paulo.

Conferência: "Meio Século de Arte Brasileira" e "Africa Africans" - Agnaldo Farias e Emanoel Araújo na Cátedra Olavo Setúbal de Arte e Cultura do IEA - USP

Evento na Cátedra Olavo Setúbal de Arte e Cultura do IEA - USP em 2017.

Museu Afro-Brasil - Eixo central: territórios e públicos

Relato Crítico de Ísis Gasparini no Painel com Priscila Arantes (Paço das Artes), Lílian Amaral (Plataforma Paranapiacaba. Memória e Experimentação), Monica Nador (JAMAC), mediação de Pablo Tallavera (Fundação Bienal de São Paulo) no VII Encontro Paulista de Museus em 2015.

Unindo esforços durante a 29ª Bienal - São Paulo, pólo de arte contemporânea

Documento de união de entidades culturais de São Paulo da qual o Museu Afro Brasil é signatário, em 29/09/2009. Presente no Dossiê: Fundação Bienal de São Paulo.

Ibirapuera: proposta para transformá-lo em um parque cultural-ambiental da cidade de São Paulo

Texto do Professor Martin Grossmann de janeiro de 2006 presente no Dossiê: Outros Espaços e Formas de Gestar os Museus em São Paulo.

 


O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.
Site:
Redes Sociais:
Localização: Av. Pedro Álvares Cabral Portão 10
Parque Ibirapuera CEP: 04094 050
São Paulo/SP - Brasil - Acesso pelo portão 03
Fone: 55 11 3320 8900