Você está aqui: Página Inicial / Rede / NBP

Você gostaria de participar de uma experiência artística?

Ricardo Basbaum

Você gostaria de participar de uma experiência artística? é um trabalho-em-curso acerca do envolvimento do outro como participante em um conjunto de protocolos indicativos dos efeitos, condições e possibilidades da arte contemporânea.


NBP_objeto

Você gostaria de participar de uma experiência artística?
objeto de aço pintado para ser utilizado por participantes
125 x 80 x 18cm


O projeto se inicia com o oferecimento de um objeto de aço pintado (125 x 80 x 18 cm) para ser levado para casa pelo participante (indivíduo, grupo ou coletivo), que terá um certo período de tempo (em torno de um mês) para realizar com ele uma experiência artística (concebida de modo amplo, em torno da noção de experiência como “hibridização dialógica imersiva” e arte enquanto “agregado sensível e conceitual voltado para o lado de fora”). Ainda que o objeto físico seja o elemento real e concreto que deflagra os processos e inicia as experiências, na realidade seu papel é trazer para o primeiro plano certos conjuntos invisíveis de linhas e diagramas, relativos a diversos tipos de relações e dados sensoriais, tornando visíveis redes e estruturas de mediação.

As decisões acerca do tipo de experiência a ser realizada, locais onde será desenvolvida e como o objeto será utilizado, dependem diretamente dos participantes. Todos os que participarem de Você gostaria de participar de uma experiência artística? – indivíduo ou grupo –, desenvolverão experiências de livre proposição e escolha, tocando em questões em torno da arte e da vida e abordando o relacionamento entre o sujeito e o outro (tópicos implicados no projeto), que conduzem diretamente a processos de transformação. Os participantes enviam os resultados de suas experiências sob a forma de textos, imagens, vídeos ou objetos, para serem disponibilizados no website http://www.nbp.pro.br – cada participante tem acesso a ferramentas para edição própria da documentação enviada.

Você gostaria de participar de uma experiência artística? foi iniciado em 1994 e desenvolve um percurso dinâmico através de diversas cidades, na América Latina, Europa e África: no momento, 20 objetos estão em circulação, sendo contabilizadas mais de 90 experiências (número constantemente alterado, uma vez que o projeto encontra-se em franca expansão).

Os diversos participantes (alguns sob a forma de grupos e coletivos) produziram um significativo número de experiências e uma extensiva e interessante documentação – apresentada no website do projeto. Você gostaria de participar de uma experiência artística? é claramente um projeto dinâmico e encontra seu modo de desdobramento no processo mesmo de seu desenvolvimento. Virtualmente, o projeto não apresenta qualquer fim imediato a curto prazo, uma vez que sua continuidade deriva diretamente da intensidade e do prosseguimento das experiências – o objeto é concebido como um múltiplo, e novos objetos podem ser produzidos sempre que se fizer necessário.


Forma NBP


O objeto utilizado em Você gostaria de participar de uma experiência artística? tem sua forma estabelecida de acordo com o projeto NBP - Novas Bases para a Personalidade, um projeto em desenvolvimento contínuo compreendendo desenhos, diagramas, objetos, instalações, textos e manifestos, iniciado em 1990. O projeto NBP conecta práticas e conceitos da arte contemporânea a estratégias comunicacionais, associando-se com alguns dos recentes desenvolvimentos do campo das politicas da subjetividade. A forma específica NBP foi desenhada para ser memorizada tão facilmente quanto sua sigla: ao experienciar qualquer trabalho NBP o espectador sai com NBP e sua forma específica em seu corpo – uma modalidade de memória implantada ou artificial, como resultado de uma estratégia de contaminação sensorial subliminar. O projeto NBP busca deflagrar processos de transformação, na mesma medida em que assimila e incorpora transformações como resultado de sua própria história e processo.

Colaboração com a documenta 12


Convidado a participar da documenta 12, o projeto Você gostaria de participar de uma experiência artística? desenvolve estratégias de colaboração com o evento: foram produzidos vinte novos objetos (dez estão em circulação no Brasil e na América Latina, nove na Europa – sendo seis na cidade de Kassel –, um na África) e viabilizado o website, contendo ferramentas participativas e de arquivo. O projeto está sendo conduzido em quatro estágios diferentes e complementares: (1) organização das participações; (2) realização das experiências pelos participantes; (3) disponibilização das novas experiências no website e viabilização da documentação dos participantes do início do projeto; (4) instalação-exposição. Os três primeiros estágios são realizados a partir da distribuição dos objetos nos diferentes locais das experiências e a viabilização de sua circulação; o quarto estágio consiste na participação de Você gostaria de participar de uma experiência artística? na exposição em Kassel, a partir de uma instalação arquitetônico-escultórica, localizada no Aue-Pavillon. Esta instalação, ao mesmo tempo que disponibiliza documentação do projeto (painel com texto, diagrama, vídeos, fotografias, acesso ao website), constitui também um espaço com autonomia própria (“museu dentro do museu”) que abriga o visitante da exposição em suas áreas internas (salas com vídeo, fotografia, website e câmeras de circuito fechado) e externas (arquibancadas voltadas para o espaço expositivo).


Clique na imagem abaixo para ver fotos da instalação no Aue-Pavillon, na documenta 12, em Kassel, 2007

NBP 02