Você está aqui: Página Inicial / Rede / Revista Número / numero Um / Editorial

Editorial

A revista Numero é fruto de conversas sobre arte e crítica travadas pelo grupo de discussão e elaboração de textos para as exposições do Centro Universitário Maria Antonia, ao longo de um ano de convívio. Compartilhou-se o sentimento de que o exercício da crítica de arte é vital para que a produção contemporânea não seja confinada a um nicho de especialistas, assim como a sensação de que as publicações convencionais da área pouco contribuem para arejar o debate.


O leitor encontra aqui um espaço aberto para a reflexão sobre as mais diversas manifestações artísticas, em artigos que podem representar diferentes pontos de vista e modos de se pensar a arte - por vezes até contraditórios - mas que têm em comum a convicção de que o debate vivo é a única forma de impedir que a produção contemporânea mergulhe no silêncio.


O primeiro número é dedicado à questão do circuito alternativo e da atividade "independente" no meio das artes visuais. Uma escolha que se deu por uma série de motivos, desde a percepção de um aumento e amadurecimento de ações voltadas para a apropriação do espaço urbano como local da arte até o diagnóstico de uma efervescência de eventos e mostras independentes e espaços auto-geridos.


Evidentemente, esta publicação não é suficiente para satisfazer a carência de informação e reflexão que se verifica por aí. Numero tampouco pretende oferecer um panorama extenso da produção artística no país, não almejando sequer dar conta da cena paulistana. Se há alguma pretensão nessa empreitada, é a tentativa de propor um contato, sem isenção e imparcialidade, com a visualidade contemporânea.