Você está aqui: Página Inicial / Rede / Revista Número / numero Seis / Neste espaço se improvisa, Tania Rivitti

Neste espaço se improvisa, Tania Rivitti

São Paulo nunca teve, como agora, tantos locais que se querem centros culturais. Antes, porém, de comemorar essa expansão, caberia observar a descontinuidade e falta de projetos a(de?) longo prazo que caracterizam as atividades dos espaços e analisar com cuidado o contexto de seu surgimento e a eficácia de suas ações.


Centros culturais são geralmente entendidos como espaços de convivência onde acontecem exposições, atividades didáticas, palestras, apresentações musicais entre outros programas. É cada vez mais freqüente a inclusão de lojas, cafés e livrarias em suas instalações. No Brasil, o boom dessas instituições acontece nos anos 1980 e 1990, após o surgimento das leis de incentivo fiscal e de leis que estimulam a ocupação de prédios para preservação do patrimônio histórico e de áreas centrais da cidade. Em âmbito internacional, assistimos, nesse mesmo período, a um movimento de expansão dos museus, ligado, em geral, à espetacularização da arquitetura. Na Europa e nos Estados Unidos, sua organização movimenta diferentes segmentos profissionais e atrai verdadeiras multidões. Entretanto, diferente daqui, nesses templos de arte contemporânea, não há lugar para a improvisação.

O modelo dos centros culturais abala de tal forma a já combalida identidade dos museus que coloca em crise sua função essencial: adquirir, mostrar, guardar e conservar obras relevantes para a constituição de acervos.

Nota-se que, no Brasil, o caráter híbrido e o ritmo acelerado dos centros contaminam os museus, que passam a oferecer uma programação eclética, com concertos, palestras, cursos, filmes, além das atividades habituais. Se observarmos alguns estabelecimentos comerciais cuja atuação se dá também no âmbito da cultura — galerias e livrarias —, perceberemos que seguem o mesmo caminho e, muitas vezes, apresentam uma programação de qualidade razoável. Há também uma movimentação intensa em volta das cada vez mais numerosas bienais e das recentes feiras internacionais de arte. Toda essa movimentação deve, em alguma medida, corresponder à crescente demanda da população urbana por bens culturais.


ocupar para preservar

Em nome da revitalização do centro, surgiram diversas organizações que visavam intervir em áreas deterioradas para diminuir a sensação de decadência e abandono. Com a finalidade de estancar a erosão crescente dos equipamentos existentes, procedeu-se à quase musealização dos espaços centrais urbanos. Esses projetos, geralmente executados em forma de parceria público/privado, na prática, acabam por estimular o setor privado a reconstruir o que, de certa forma, ele mesmo destruiu.

A musealização das áreas centrais urbanas tem a ver com a nova utilização do espaço que passa a ser monitorado e vigiado. Aumenta o controle de acesso de indivíduos e grupos sociais a ruas, praças e locais que eram considerados públicos. Os espaços culturais passam, então, a ter um caráter semi-público. O desconforto da cidade se manifesta nessa constante vigilância que oprime cada vez mais o cidadão metropolitano.

O esforço por preservar sítios não é apenas um fenômeno brasileiro. Beatriz Sarlo observa que, em Buenos Aires, ninguém mais estranha o fato de salvarem edifícios antigos utilizando-os como shoppings. E continua: o shopping é uma espécie de freezer de nossos problemas urbanos. Cada vez que se levanta uma ameaça de demolição das edificações, pensamos em construir um shopping. É difícil entender tal conservação patrimonial que distorce seu uso original e desrespeita a memória local.

Analogamente, Paulo Mendes da Rocha comenta que há, entre nós, um sintoma muito estranho: a transformação de tudo que é abandonado em centro cultural. Delega-se para a área da Cultura a responsabilidade pelo destino dos edifícios deixados de lado. Muitos tinham outros fins e se degeneraram, porque o interesse da especulação pura e simples se sobrepôs ao interesse coletivo.

Quanto à utilização das antigas sedes bancárias como centros culturais, Mendes da Rocha ressalta o grande dispêndio de verba para encontrar uma nova função para a qual o prédio se mostrará logo inadequado. Enfatiza que cidades como São Paulo já se apresentam como grandes centros culturais, com teatros, cinemas e salas de exposição, sendo quase uma redundância fundar Centros em centros.

A utilização de prédios antigos — que contam já com uma infra-estrutura instalada como centros culturais­ — redunda, por outro lado, numa economia de recursos, pois permite desfrutar de benfeitorias já existentes na instituição de origem. Conta-se também com a disponibilidade de equipamentos e de funcionários que podem ser deslocados para novas funções que se abrem. Se esse procedimento, por um lado, facilita a implantação de novos espaços, por outro, acarreta alguns problemas, uma vez que a adaptação de profissionais nem sempre transcorre de forma tranqüila. Claro que instituições frutos de preservação de edifícios são essenciais numa cidade sem memória como São Paulo, onde é necessário um grande esforço para que se vislumbrem recuperações efetivas.


público e privado

Poderíamos chamar de instituições privadas os centros ligados, por exemplo, a corporações financeiras, tais como o Banco Itaú, Banco Santander e Unibanco; e de públicas, quando ligadas a entidades estatais, à exemplo do Centro Universitário Maria Antonia da USP, Centro Cultural São Paulo, Funarte e Espaço Cultural dos Correios no Rio de Janeiro. Mas, levando-se em conta que, na maioria das vezes, a verba empregada vem das leis de renúncia fiscal, pode-se dizer que muitos centros culturais são alimentados com verba pública. Isso não implica, contudo, um controle do poder público na utilização da verba.

Muitas vezes, parece que a dicotomia público/privado não dá conta de explicar a complexa situação dessas transações. Na conquista de novos modelos de gestão que viabilizem suas atividades rotineiras, tornaram-se freqüentes parcerias dos centros e museus, públicos e particulares, com instituições consulares como o Instituto Goethe, a Aliança Francesa, o British Council, o Instituto Cervantes e o Instituto Italiano, assim como com universidades, editoras, além de bancos e empresas estatais (Petrobrás, por exemplo). Enquanto alguns desses parceiros são conhecidos por investirem em eventos que não têm apelo mercadológico nem um público cativo – e, portanto, precisam ser financiados – outros parecem ter suas políticas determinadas pelo departamento de marketing de suas empresas.

O gerenciamento desses centros está, cronicamente, em busca de novos modelos de parceria que viabilizem a manutenção econômica das propostas — cada vez mais onerosas — de eventos e atividades. O diretor do MoMA, Glenn Lowry, quando argüido em entrevista recente sobre a preponderância do modelo europeu público nos museus do futuro em contraposição ao modelo norte-americano — que favorece a autogestão e o mecenato —, respondeu: “nenhum sistema é perfeito. Se, de um lado, uma instituição estatal, ao patrocinar arte, a torna acessível a um público maior, de outro, o capital privado é menos complicado de ser arrecadado, embora imponha muitas restrições, pois nos obriga a lidar com centenas de indivíduos que querem dizer como a instituição deve ser dirigida”.

O papel do poder público de garantir a função social das instituições culturais passa pela forma com que as leis são agenciadas. Que projetos, que ações devem ser valorizadas? É mais difícil de aferir a qualidade de um bem cultural, notadamente na área de arte — porque se trabalha com a criação de significados — do que a de bens de outras áreas mais técnicas que referendam conhecimentos sedimentados.


falta de projeto

O dinamismo que o capital traz aos museus e aos centros não pode comprometer a necessidade de reflexão contínua sobre suas propostas. Fica clara a precariedade dessas instituições ao se considerar o improviso que rege a definição dos seus espaços, a confusão entre verba pública e privada, a relação informal de emprego — presente na maioria das instituições — assim como a dificuldade de se elaborar uma programação pertinente, capaz de pautar um debate significativo para seus freqüentadores.

Propor a elaboração constante de um projeto que sirva de parâmetro para as grandes linhas de atuação pode parecer um encaminhamento ingênuo ou, no mínimo, simplista. Ajudar a recuperar áreas danificadas, desempenhar atividades agregadoras junto à população do entorno, garantir um planejamento enxuto que dê conta dos intercâmbios e parcerias que surgem ao longo do tempo, viabilizar eventos significativos para a constituição de uma programação de qualidade são atividades tangíveis. Frente a intensa espetacularização da realidade, uma proposta mais singela talvez nos infunda ânimo em "tempos tão difíceis".



Beatriz Sarlo. Tiempo Presente Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2002
Paulo Mendes da Rocha. Jornal do Brasil, 12 dez. 2001
Para uma apreciação sobre o mapeamento desses centros culturais na cidade de São Paulo, ver artigo de Guilherme Wisnik publicado na Número Quatro.
Caderno Mais! Folha de S. Paulo, 22 fev. 2004
Conteúdo relacionado
Número 2