Você está aqui: Página Inicial / Rede / OIDARADIO

OIDARADIO

OIDARADIO

Curadores do projeto:
Kiki Mazzucchelli e Nick Graham-Smith
(Windows Media Player)
NO AR a partir da terça feira (06/05)

Site do projeto: www.oidaradio.org


O advento do rádio serviu de inspiração para muitos membros das vanguardas artísticas do século 20, que produziram manifestos e textos como Cinema Pravda e Radio Pravda (Dziga Vertov, 1925), The Radio as an Apparatus of Communication (Bertold Brecht, 1930) e La Radia (F. T. Marinetti e Pino Masnata). Contudo, foi apenas no início dos anos 90, com a popularização da Internet, que a transmissão de rádio começou a ficar mais acessível, através do streaming. O recente surgimento de diversas estações de rádio experimentais ou independentes foi possível, em grande parte, por causa disso.

A facilidade de transmissão via Internet também tem causado um impacto significativo no campo da arte contemporânea na última década. Artistas e curadores começaram a colaborar com essas estações experimentais, resultando em projetos como a 3a. Bienal de Berlim em parceria com a Reebot.fm (Alemanha, 2004), Radio Gallery e Resonance.fm (Reino Unido, 2006) e a exposição Radio Days no De Appel (Holanda, 2005).

A OIDARADIO será a primeira estação de rádio temporária como exposição de arte no Brasil, e pretende usar a transmissão de rádio como um espaço expositivo expandido em que artistas, curadores e críticos poderão desenvolver uma grande variedade de projetos exclusivamente sonoros. Embora alguns dos participantes tenham um background em “sound art”, a maioria deles terá a oportunidade de explorar este meio específico pela primeira vez, expandindo sua prática artística/curatorial/crítica.

Devido a sua natureza inédita, o projeto pretende compreender a maior variedade possível de abordagens do som como meio. Partindo desta premissa, podem ser identificadas quatro vertentes principais da exposição: áudio e artes visuais, música de vanguarda e arte, áudio-teoria e materiais de arquivo.


A EXPOSIÇÃO

OIDARADIO é uma exposição coletiva que será apresentada como um website (www.oidaradio.org) que inclui a transmissão ao vivo dentro do horário de programação, além de um arquivo cumulativo de todos os podcasts dos trabalhos já transmitidos, que poderão ser acessados a qualquer momento pelos usuários após sua transmissão. O site da OIDARADIO incluirá, ainda, pequenos textos descritivos sobre cada trabalho ou programa e informações sobre os participantes.

No espaço expositivo do Paço das Artes haverá apenas uma sala/lounge onde os visitantes poderão escutar a programação OIDARADIO em um ambiente especialmente criado para proporcionar uma audição confortável. A sala incluirá 3 computadores e 10 fones de ouvido, permitindo que 10 visitantes possam utilizar os equipamentos simultaneamente. Durante o período da exposição, serão acrescentados materiais informativos ou peças de artistas que exploram a relação entre áudio e artes visuais.

A OIDARADIO transmitirá uma variedade de programas, incluindo tanto material “ao vivo” quanto pré-gravado, explorando a idéia do rádio como site e espaço para a transmissão de práticas artísticas exclusivamente sonoras. Um dos pontos mais importantes em OIDARADIO será a transmissão de uma série de trabalhos inéditos de artistas brasileiros comissionados que aceitaram o desafio de relocar/reinventar suas práticas dentro de um espaço puramente sonoro, imaterial.

Em paralelo a isso, a OIDARADIO também apresentará uma série de trabalhos de músicos e “sound artists” brasileiros que evidenciam a relação estreita e interdependente entre som, arte e música experimental, dentro da tradição da musica de vanguarda.

Juntamente com as novas comissões (trabalhos inéditos), a OIDARADIO transmitirá um mix eclético de programas que incluirão DJ sets especialmente elaborados para a mostra, conversas e ensaios sonoros, material de arquivo documentando a história contextual do som na arte desde a invenção do rádio e a transmissão de trabalhos selecionados de artistas contemporâneos internacionais que trabalham com o rádio/som como meio.

A OIDARADIO transmitirá ao vivo de segunda a sexta, das 2 às 6 da tarde, do dia 05 ao dia 30 de maio. Após esta data os podcasts e o lounge estarão disponíveis para o público até o dia 20 de julho. O espaço subterrâneo do Paço das Artes será utilizado para um dia de performances ao vivo, que serão gravadas e posteriormente transmitidas como parte do programa da exposição.

Parceiros no projeto:

Forum Permanente
Paço das Artes
   
Governo do Estado de São Paulo CCE-USP