Você está aqui: Página Inicial / Rede / istmo - arquivo flexível / Bases / Projetos autônomos dentro da estrutura da sala

Projetos autônomos dentro da estrutura da sala


1. museuMuseu (desde 2000) – instituição criada pela artista Mabe Bethônico.
Breve introdução do museuMuseu:

"O museuMuseu é um objeto-museu-assinatura, que atua em diferentes espaços expositivos, por meio de diferentes mídias, criando uma rede 'institucionalizada' de atividades artísticas. É um museu ficcional cujo endereço vem sendo construído na web, questionando e utilizando sistemas tradicionais de organização museológica, explorando tecnologias multimídia, buscando soluções em estruturas audiovisuais. Neste espaço, a obra de arte é justaposta a textos poéticos e/ou documentais, fragmentos do cotidiano e produção popular."
 
2. O "Colecionador", de Mabe Bethônico: uma coleção de imagens recortadas de jornal, e classificadas dentro de quatro grandes temas: 'Destruição', 'Corrosão', 'Construção' e 'Flores'. O colecionador, personagem criado pela artista, recorta tais imagens diariamente desde 1996. A coleção é composta atualmente por 12 caixas e uma média de 3000 imagens, que estão devidamente classificadas e arquivadas em um móvel desenhado em colaboração com a artista para o istmo. (VER FOTOS colecionador, 1 a 3)

3. Sede do "Museu das vistas" (desde 2002), projeto da artista Carla Zaccagnini, que propõe a formação de uma coleção de desenhos intermediados pelo discurso.

4. Coleção de publicações que funcionam como projetos artísticos (solicitadas a artistas que produzam edições, jornais, livros de artista, múltiplos, como Erick Beltrán – Merma ediciones, Cidade do México; Javier Penãfiel – Editora Cru, Barcelona; Point d’Ironie, Agnes b, Paris; Roger Willems, Roma publications, Amsterdã; Luis Romero, Pulgar, Caracas).

5. Criação de tipografias realizadas por Angela Detanico e Rafael Lain em colaboração com outros artistas.

6. Arquivo de som – realizado por Carlos Issa (Objeto Amarelo).

7. "Banco de areia" – Pesquisa iniciada pelo artista Fabiano Marques, que busca aproximar questões relativas ao ato de arquivar ao processo geológico de formação dos bancos de areia.

8. Arquivo de fotogramas de Eliana Bordin.

9. "Analphabeta" - Acervo relativo ao projeto realizado pelo artista Erick Beltrán, desde 2000, sobre a tipografia e os discursos sociais implícitos na representação gráfica de uma língua. Por meio do estudo das caligrafias árabe, chinesa e cirílica, o trabalho busca sistemas que revelem o conjunto de normas existentes em esferas como a religiosa, a histórica ou a política. O acervo contém slide shows, coleção de tipografias, instruções, materiais de caligrafia, diagramas etc.

10. “T-day” – O pensamento de alguém sendo usado por outra pessoa - Projeto do artista francês Melik Ohanian que consiste em camisetas coloridas com frases impressas em exposição. O visitante pode escolher e comprar qualquer uma das camisetas (a preço de custo) e, em troca, deixar uma frase no livro de anotações, escrita ao lado da frase escolhida; ela será impressa alguns dias depois e exposta como uma nova T-day, podendo ser comprada por outra pessoa.