Você está aqui: Página Inicial / Rede / Campo Neutral / Rede: Campo Neutral

Rede: Campo Neutral

O módulo Rede reúne os registros de acontecimentos artísticos, institucionais, debates e produções teóricas sobre o mundo das artes e da cultura no Brasil. Articula os diversos colaboradores do Fórum Permanente por meio da exposição, documentação e reprodução de seus trabalhos.

"Compartilho com Reesa Greenberg, Bruce Fergson e Sandy Nairne (1996, p.2) a ideia de que as exposições, além de determinarem e administrarem os significados culturais da arte e seus modos expositivos, formatarem nosso entendimento e experiência artística, elas são um importante local de troca na economia da arte. Assim, a prática artística, a curatorial e a reflexão sobre estas são modos de intervir criticamente em um contexto institucional."  Felipe Prando. p. 134

Campo Neutral é, ao mesmo tempo, uma produção curatorial de uma exposição no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (MGCC) em 2013 e uma reflexão crítica sobre o papel da crítica institucional dentro de diferentes instituições do Brasil e do mundo. Durante a exposição Campo Neutral em 2013 aconteceu o seminário de mesmo nome com os artistas e curadores participantes da exposição e da colaboração na tese de Felipe Prando.

A tese "Campo neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte" foi defendida no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da USP, por Felipe Cardoso de Mello Prando, em 2016. Está disponível no banco de teses da USP: aqui!

Confira o currículo completo de Felipe Prando.


 

Seminário Campo Neutral:

O objetivo do seminário é estabelecer uma instância de reflexão crítica sobre questões como instituições artísticas, prática artística/curatorial, arte e exposição processual, modos e formatos expositivos, publicações, mediação, sujeito-espectador.

O evento contará com a presença de todos artistas e curadores que participam da exposição:
Vitor Cesar / Jorge Menna Barreto / Regina Melim / Roberto Traplev / Ricardo Basbaum / Roberto Winter / Graziela Kunsch / Luiza Proença / Martin Grossmann / Gilberto Mariotti / Paulo Reis / Milla Jung / Keila Kern / Santiago Navarro / Felipe Prando

As fotos da abertura da exposição e Seminário Campo Neutral estão disponíveis para acesso no Acervo do Fórum Permanente!

Programação da Exposição
Data: 15 e 16 de junho de 2013– sábado e domingo
Horário: das 12h às 18h
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba / Solar do Barão - Rua Carlos Cavalcanti, 533

O projeto

Realização