Você está aqui: Página Inicial / Rede / Diário do Busão: Visistas escolares a instituições artísticas / Rede: Diário do Busão por Diogo de Moraes

Rede: Diário do Busão por Diogo de Moraes

Rede: Diário do Busão por Diogo de Moraes

Fluxos Cruzados por Diogo de Moraes

O módulo Rede reúne os registros de acontecimentos artísticos, institucionais, debates e produções teóricas sobre o mundo das artes e da cultura no Brasil. Articula projetos, produções e propostas de colaboradores que o Fórum Permanente teve ao longo de sua trajetória por meio de modos distintos de exposição, documentação e reprodução. Recursos para estimular a memória.

Apresentação: Sobre o Diário do busão: Entre a prática artística e uma pedagogia a destiempo

Por Renata Cervetto

(...) "Tal como faziam os artistas viajantes nos séculos passados, Diogo de Moraes empreende um périplo junto aos estudantes de escolas públicas de São Paulo até diferentes instituições artísticas da cidade. Mais do que plasmar paisagens exóticas, o Diário do busão: visitas escolares a instituições artísticas se ocupa de algo que não se entrega tão facilmente à vista. A observação atenta e curiosa que ele reflete revela, a título de exemplo, códigos internos de comunicação entre os adolescentes, como seus cumprimentos com as mãos ou mesmo palavras que inventam. Também alude às roupas e acessórios desses jovens, ao mesmo tempo que interpreta – de perto, mas sem interferir – suas formas de ser e os modos como reagem às ofertas culturais a que são expostos." (...)

(...) "Mas sua tarefa não se encerra aqui. O suporte conceitual que elege para a visualização desses comportamentos é o “diário de classe”, utilizado nas escolas para fazer valer as normas e rotinas que regulamentam a dinâmica institucional. Em seu caso, esse formato é transformado num diário dedicado a outro tipo de cotidianidade coletiva, sem regras ou normas preestabelecidas. Ao compartilhar os traslados e a incursão nos espaços culturais com os grupos, o artista procura preservar a espontaneidade dos gestos de seus integrantes, recuperando seus comentários em voz baixa e suas visadas indiscretas, bem como a disposição dos corpos em um espaço determinado." (...)

Confira o Diário do Busão!

Leia na íntegra a apresentação de Renata Cervetto aqui.

Veja também outros trabalhos no módulo REDE!

Tentativa de AnonimatoGrupo de AlunosO menino sonha com o Camaro amareloBusão MASP