Você está aqui: Página Inicial / Rede / Paisagens Periféricas

Rede: Seminário Paisagens Periféricas

O módulo Rede reúne os registros de acontecimentos artísticos, institucionais, debates e produções teóricas sobre o mundo das artes e da cultura no Brasil. Articula os diversos colaboradores do Fórum Permanente por meio da exposição, documentação e reprodução de seus trabalhos.

O seminário "Paisagens Periféricas" aconteceu no Jardim Canadá, na grande Belo Horizonte, em 06 de novembro de 2010. O evento foi realizado pela Funarte, através do programa Rede Nacional de Artes Visuais, e contou, entre outros, com parceria do JA.CA - Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia. O Fórum Permanente faz a hospedagem dos registros em vídeo do seminário.

Paisagens Periféricas é uma jornada transdisciplinar que parte das artes visuais para investigar questões como a ideia de paisagem como elemento simultaneamente natural e construído; a constituição de territórios, reais e imaginários, que acompanha o desenvolvimento econômico; os paradigmas, sociais e geográficos, que caracterizam espaços periféricos; as possibilidades de ativar novos entendimentos e relações entre natureza e ambiente humano. Organizado por Pedro Motta, Fernanda Regaldo e Roberto Andrés, artistas residentes no JA.CA.

O Seminário Paisagens Periféricas foi notícia no jornal O Tempo, em novembro de 2010: Reflexões de um cenário entre o urbano e o rural, por Daniel Toledo. Leia a matéria aqui!

Programação

10h_ Recepção e apresentação dos projetos 
"Paisagens em Suspensão" e "Quintal Canadá"
Pedro Motta, Fernanda Regaldo e Roberto Andrés

10h30_ "Brasil, paisagem periférica, obsessão do descompasso" 
Laymert Garcia dos Santos

12h_ almoço

Paisagem, representação, deslocamento  
moderadora: Janaína Melo

13h45_ Paisagem: recorte e memória
Carla Zaccagnini

14h30_ Ebós: noturno para Belo Horizonte
Francisco Magalhães

15h15_ Periferia 
Caio Reisewitz

16h _ Intervalo 

Modernidade, centro, periferia 
16h30_ Futuro do Pretérito
Rubens Mano

17h_ Em progresso
Wellington Cançado

Natureza, paisagem, imagem 

17h45_ Mesa e Grande Budha
Nelson Felix 

18h15_ Imagens da natureza
Renata Marquez 

19h _ Coquetel de encerramento

mais informações: www.paisagensperifericas.blogspot.com