Você está aqui: Página Inicial / Rede / TROCAS: A Arte na Rua e a Rua na Arte por Ana Teixeira

TROCAS: A Arte na Rua e a Rua na Arte por Ana Teixeira

TROCAS: A Arte na Rua e a Rua na Arte por Ana Teixeira

Registro da ação Outra Identidade

O que é pra ser - são as palavras!

João Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas


 

RESUMO:

Esta pesquisa investiga as possibilidades de inserção da arte no espaço das cidades, tendo como objeto um conjunto de "ações de rua" realizadas por mim entre 1998 e 2005. Essas ações consistem em inserções em espaços públicos de maneira a promover ofertas diferenciadas, que envolvem, em sua maioria, trocas. Trocas de sonhos por sonhos, de maçãs por desejos e de palavras por palavras. E ofertas de uma outra identidade, de uma escuta silenciosa e de verbos no imperativo proferidos em um carro de som. Tais ações suscitaram as reflexões presentes neste texto, em que as analiso, correlacionando-as a trabalhos realizados por outros artistas e coletivos de artistas, além de confrontá-las com algumas idéias do filósofo Jacques Rancière e do artista Daniel Buren.

Quatro temas orientam minhas análises. O primeiro é o da participação do artista no mundo, que aqui é analisada como uma dupla possibilidade: a de ver essa participação como elemento transformador de consciências (como desejava Hélio Oiticica em 1967) e a de vislumbrá-la sob a ótica de Rancière, que diz temer que essa participação, na contemporaneidade, venha reduzir "o poder artístico de provocação às tarefas éticas de testemunho sobre um mundo comum e de assistência aos mais desfavorecidos."O segundo tema é o da história e constituição do comércio informal nas ruas de São Paulo, já que minhas ações estão baseadas em estratégias e procedimentos típicos desse tipo de comércio, comum em grandes cidades. O terceiro tema remete à noção de troca, que está na base do comércio e do capital. E o último, ao conceito de heterotopia proposto por Foucault, do qual me aproprio para analisar alguns procedimentos de meu trabalho.

 


 

A tese de mestrado produzida sob a orientação do Prof. Martin Grossmann e defendida em julho de 2005 pode ser acessada na íntegra na Biblioteca de Teses da USP: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-26092018-165348/pt-br.php

Acesse a biografia de Ana Teixeira aqui!

Outros trabalhos de Ana Teixeira podem ser acessados em seu site: http://www.anateixeira.com/

Confira o lançamento do livro PARA QUE ALGO ACONTEÇA de Ana Teixeira no dia 03/12/2018.