Você está aqui: Página Inicial / Acervo / Revista / Newsletters / Capa -janeiro de 2006

Capa -janeiro de 2006

Bandeira do Brasil O que é o Fórum Permanente?
bandeira inglesa What is the Permanent Forum?
  Foto 01
  Logo Bienal - marcel 30 - videos e relatos - fevereiro de 2006 Abertas as inscrições para o 2o. Seminário Internacional da 27.ª Bienal de São Paulo: "ARQUITETURA"
Assista os vídeos e leia os relatos do 1.º Seminário Internacional da 27.ª Bienal de São Paulo:  Marcel, 30
 
Lisette Lagnado conversa com o Fórum Permanente: Para quem fazemos a bienal?
A Bienal de S. Paulo tem novo curador para a edição de 2006, Lisette Lagnado, que gentilmente concordou em estabelecer uma conversa com o Fórum Permanente durante os próximos meses.
  CIMAM
CIMAM 2005
CIMAM 2005 Annual Conference Museums: intersections in a Global Scene.  Leia os  textos integrais e os relatos da Conferência feitos por colaboradores do  Fórum Permanente.

Já estão disponíveis as gravações  em vídeo da Conferência do CIMAM. Clique aqui para assistir.
  Educação e arte - a experiência da Tate Modern Jornada Toby Jackson: Educação e arte: a experiência da Tate Modern
Clique aqui para ler os Relatos das palestras.



Brasília: uma Capital Nacional sem um Museu Nacional
Por que o projeto de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa para Brasília não contemplou um grande museu para a capital federal? Valerie Fraser, da University of Essex, analisa essa questão em um artigo fundamental para o estudo sobre museus brasileiros. Leia aqui a tradução para o português desse artigo gentilmente cedido para o FP pela autora e pela Manchester University Press.
  Os Sistemas de Museus, nas perspectivas do Estado e do Município de S. Paulo
Silvia Antibas e Cristina Bruno, respectivamente diretora do Departamento de Museus e Arquivos da Secretaria de Estado da Cultura e diretora do Departamento de Iconografia e Museus da Secretaria Municipal de Cultura, falam ao Fórum Permanente sobre a implementação dos Sistemas de Museus estadual e municipal em São Paulo.

Muntadas
Leia o relato da
palestra de Antoni Muntadas, "Espaços de Memória",  com a participação de Nelson Brissac (debatedor) e moderação de Martin Grossmann, realizada no Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Fórum Permanente e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional.
  Galeria Virtual Latina
O artista e curador argentino Cristian Segura entrevista Magdalena Mieri, diretora da GVL- Galería Virtual Latina del Centro de Iniciativas Latinas del Smithsonian. A GVL não possui uma dimensão física e funciona apenas na Internet, promovendo exposições sobre a cultura latina nos Estados Unidos.
  Vista cansada
Este artigo de Viviane Sarraf, coordenadora do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos, propõe a inclusão dos cinco sentidos nos espaços de exposição.

Reticências, reflexões e interrogações: o estado da conservação e restauração no Brasil
Isis Baldini analisa o estado da área de conservação e restauro no Brasil, segmento que interfere diretamente na preservação do patrimônio público.
  A potencialidade pura da pintura de Rodrigo Andrade
A pintura continua saudável nas galerias de arte. Gedley Braga, artista plástico e coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro do MAE/USP, comenta o trabalho de Rodrigo Andrade apresentado recentemente na Marília Razuk Galeria de Arte: "potência pura de pintura"

Oficinas de curadoria:
Leia aqui relatos sobre a oficina de curadoria "Tão Sério quanto o prazer' (Chus Martìnez) e "O Museu Ideal" (Maarten Bertheux e Martin Grossmann).
  Padrões aos Pedaços
O simpósio Padrões aos Pedaços, parceria entre Paço das Artes e Fórum Permanente, reuniu em agosto conferencistas internacionais e destacados pensadores da arte brasileira. Leia aqui relatos das sessões, textos na íntegra das palestras e acesse a documentação audiovisual.
Acompanhe o fórum de discussão sobre o simpósio Padrões aos Pedaços no Canal Contemporâneo.

bandeira inglesaThe First "Paço das Artes" International Conference Patterns in Disarray: contemporary thought in art, a partnership between Paço das Artes and Permanente Forum.
  Coffee Break
Um ponto de encontro para troca de idéias: a cada mês o coffee break do Fórum Permanente convidará a comunidade artística para se reunir em torno de um tema sobre o sistema ds artes. O primeiro coffee break, coordenado por Viviane Sarraf, discutirá a acessibilidde em museus.

Faça um banner para o Fórum Permanente
A imagem no topo da tela do site do Fórum Permanente muda constantemente. A atual é de Vinicius Spricigo. Invente a sua e envie para nósAcesse aqui o modelo de banner
Receba as newsletters e anúncios dos eventos presenciais
Para ser incluído no mailing do Fórum Permanente e receber as newsletters e anúncios dos eventos presenciais, envie seu nome, descrição de sua atuação e endereço de email para forumpermanente@incubadora.fapesp.br
Palestras do Fórum Permanente
Comentários e transcrições na íntegra dos eventos presenciais. Aqui, você compartilha idéias com curadores, diretores de instituições brasileiras e estrangeiras, críticos e artistas. Várias palestras promovidas pelo Fórum Permanente estão disponíveis em video-streaming.
vazio-amarelo

Iniciativa

Goethe Institut

British Council

Consulado Geral da França em São Paulo
Instituto Cervantes (3)
Agencia Española de Cooperación Internacional
Consulado dos Países Baixos

Apoio
Secretaria de Estado da Cultura-peq Vitae-pequeno Escola de Comunicações e Artes Tidia - Incubadora Fapesp (2)