Você está aqui: Página Inicial / Acervo / Revista / Newsletters / Newsletter- março de 2005

Newsletter- março de 2005

Interior do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona
Com que, de tota manera, una Galeria/Museu és un lloc on la gent es reunieix, es pot fer servir con a plaça publica.
Logo - Fórum Permanente Como plataforma de reflexão e crítica sobre as questões do museu, o site do Fórum Permanente possui uma Revista eletrônica que abriga artigos sobre o museu e políticas culturais. A newsletter do Fórum Permanente convida-o a participar das novidades do site. Comentários sobre o conteúdo da Revista e submissões de artigos serão muito bem-vindos. Boa leitura!
A história da instituição contada por quem constrói a instituição

O Fórum Permanente começou em março encontros com funcionários de instituições de arte, oferecendo-lhes uma ferramenta de edição colaborativa, o wiki, para registro das políticas culturais e história das instituições. O primeiro encontro, aberto a todos os interessados, aconteceu na Pinacoteca. Aguarde os próximos.
Guggenheim Bilbao
As arquiteturas de museus contemporâneos como agentes no sistema da arte
David Sperling analisa as relações entre forma e espaço na arquitetura de museus através de dois casos antipodas: o Guggenheim de Bilbao e o MUBE de S. Paulo.

Bienais de São Paulo: da era do Museu à era dos curadores, de Francisco Alambert e Polyana Canhête
Lançado às vésperas da inauguração da 26a edição da bienal de SP, o livro “Bienais de S. Paulo – da era do museu à era dos curadores” é para todos. Assim como o evento, que nesta última edição recebeu quase 1 milhão de visitantes, esta publicação dirige-se claramente ao apreciador não especializado, frequentador de grandes mostras de arte.


Centro de Cultura Contemporânea- Barcelona

O museu no século XXI ou o museu do século XXI?
Após um relato sobre o museu nos séculos passados, Durval de Lara Filho elenca alguns requisitos para que o museu na contemporaneidade afaste-se, finalmente, do modelo de templo de objetos consagrados.


ceci est vraiment un musée
O museu de arte hoje é um sistema complexo modelado por múltiplas dimensões. Esse artigo de Martin Grossmann fornece algumas bases para o entendimento dessa sua condição contemporânea.


La hora del entusiasmo: los museos españoles en las ultimas décadas del siglo XX
Neste texto Maria Bolaños relata a recuperação dos museus espanhóis após a queda da ditadura franquista, a formação de público para arte contemporânea e o relacionamento da arte com o mercado, espelhado pelo sucesso da ARCO e pela franquia do Guggenheim em Bilbao. Aqui você encontra o texto original e uma tradução para o português.

Perspectiva para o Museu do século XXI
O museu que responde às demandas discursivas da arte contemporânea é tanto um parceiro quanto um conceito na produção de obras de arte. Ricardo Basbaum investiga esse duplo papel do museu através da retrospectiva de Matthew Barney no Guggenheim de Nova York e da instalação de Anish Kapoor no Turbine Hall da Tate Modern.


Uma idéia de museu
A arquitetura da liberdade: assim John Cage descreveu o prédio de Lina Bo Bardi na Av. Paulista. Reler esse texto escrito por Marcelo Ferraz em 1999 é relembrar os conceitos que a arquiteta projetou em seus planos para o MASP.

El efecto Philco
Sobrepondo uma crítica atroz à dose certa de deliciosa irreverência, o artista plástico peruano Raphael Polar lança os duplos pontos de interrogação da língua espanhola para decifrar o circuito artístico brasileiro.


Exposição como arte
Iran do Espírito Santo aponta um impasse na questão do "curador como artista".
Dossiê MASP

Dossiê Guggenheim/Rio.

Palestras do Fórum Permanente
Comentários e transcrições na íntegra dos eventos presenciais. Aqui, você compartilha idéias com curadores, diretores de instituições brasileiras e estrangeiras, críticos e artistas.
Deixe seus comentários no fórum de discussão
Equipe do site:
Editor geral
: Martin Grossmann; Editores associados: Paula Braga (doutoranda FFLCH-USP) e Durval de Lara Filho (mestrando ECA-USP);
Editora do Módulo "Instituições": Luciana Valio (mestranda ECA-USP)
Contato: forumpermanente@incubadora.fapesp.br

Para remoção de seu nome do mailing-list do Fórum Permanente, clique aqui.
Caso não consiga visualizar página, clique no link: http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br 

Iniciativa

Goethe Institut British Council

Consulado Geral da França em São Paulo

Consulado dos Países Baixos

Apoio
Secretaria de Estado da Cultura-peq Vitae-pequeno Escola de Comunicações e Artes Tidia - Incubadora Fapesp (2)