Você está aqui: Página Inicial / Revista / Número 0 / Editorial / Editorial

Editorial

O Periódico Permanente surge para organizar e reorganizar editorialmente os diversos conteúdos arquivados na plataforma forumpermanente.org ao longo de seus nove anos de existência. Com periodicidade trimestral, a publicação irá trazer à luz textos, registros em vídeo e relatos críticos de eventos presenciais documentados no website sob diferentes amarrações curatoriais.

A plataforma forumpermanente.org se tornou um arquivo de referência para as discussões do campo da arte contemporânea no Brasil e no exterior, acumulando a documentação crítica de aproximadamente cem eventos presenciais ocorridos nos últimos anos. São textos, registros em vídeo na íntegra e relatos críticos de encontros, palestras, debates e oficinas, nacionais e internacionais, com ênfase em discussões sobre o museu de arte na atualidade, curadoria, mediação/educação e arte pública. A ideia deste novo projeto editorial é dinamizar esse arquivo, vendo como conteúdos publicados em diferentes épocas podem se tornar produtivos para gerar uma reflexão crítica no presente.


Uma revista como exposição temporária
A lógica do Periódico Permanente será similar à de exposições temporárias que mostram peças escolhidas do acervo de um museu.


O editor como curador
O coletivo editorial do Fórum Permanente compreende a sua prática como uma forma de curadoria, substituindo a denominação “editor” por “curador”. Entende-se assim que, além do exercício editorial, é possível desenvolver, na virtualidade e nas suas relações com a cultura material, outras formas de organização e exposição da informação.


O curador residente
A dinâmica de cada número da revista se inicia com um convite a uma pessoa atuante no meio artístico - um artista, um crítico, um curador, um educador ou um pesquisador - ou mesmo de outras áreas - um antropólogo, um geógrafo - para realizar uma residência curatorial de três meses junto à equipe fixa do Fórum Permanente. Durante esse período, o curador residente deve, além de participar de todas as atividades e discussões do coletivo, estudar o arquivo do website forumpermanente.org e elaborar um projeto editorial/curatorial que utilize alguns conteúdos já existentes, articulando-os com conteúdos inéditos, a serem produzidos pelo editor e sua própria rede de colaboradores. É possível que diferentes curadores residentes convoquem alguns conteúdos comuns, no entanto criando diferentes constelações a cada edição/curadoria.


Número zero
O número zero recupera o projeto de revista criado pelo primeiro núcleo de curadores do Fórum Permanente, que era formado por Durval Lara, Paula Braga e Martin Grossmann. (Leia aqui o texto editorial original da publicação). Essa revista era tão somente uma página do website que era permanentemente atualizada, sem uma periodicidade pré-definida, com textos escolhidos (já publicados em outros veículos ou em outras páginas do próprio forumpermanente.org), textos produzidos especialmente para a revista e entrevistas feitas pelo núcleo original do Fórum Permanente, que mais tarde teve também a participação de Vinicius Spricigo. Mesmo com a mudança do núcleo curatorial essa página continuou existindo e sendo atualizada, e o que se vê no número zero do Periódico Permanente é uma organização desses conteúdos. Foram mantidos todos os textos originalmente publicados na revista e redigidas pequenas introduções para cada um deles, que podem ser visualizadas quando o leitor passar o mouse sobre o título de cada texto. Ao término de cada texto estão recomendações de leitura de dois outros textos da própria revista que dialoguem com o texto em questão. Entre nós chamamos essa operação de “liga”, e essas “ligas” ensaiam/anunciam o novo projeto editorial, descrito anteriormente, que buscará sempre articular os conteúdos do arquivo com pensamento curatorial e irá funcionar a partir do primeiro número da revista.


Concepção
O projeto editorial do Periódico Permanente, tal como irá funcionar a partir do primeiro número, com as residências curatoriais, foi concebido por Ana Letícia Fialho, Graziela Kunsch, Gilberto Mariotti, Leonardo Assis e Martin Grossmann e será tocado pela equipe atual do Fórum Permanente, formada por Anita Santos, Deborah Salles, Felipe Prando, Gilberto Mariotti e Martin Grossmann (este último fundador do Fórum Permanente e seu curador-coordenador). Gilberto Mariotti, originalmente convidado como curador residente do primeiro número, assume o papel de editor responsável pela publicação, com a colaboração de Graziela Kunsch, convidada pelo seu envolvimento na coordenação da produção dos relatos críticos[1] publicados no website forumpermanente.org nos últimos anos.


Sistema gráfico
O logo do Periódico Permanente utiliza a mesma estrutura de 4x4 pixel presente no logo original do Fórum Permanente, e sugere, pela simples operação de “acender” ou “apagar” pixels, possíveis e inúmeras variações para futuros projetos.
jogo_logo

O logo original foi desenvolvido pelo chileno Roberto Yanez e o logo da revista por Wellington Cançado, em diálogo com a equipe do Fórum Permanente. A partir do primeiro número da revista um designer gráfico será convidado para trabalhar com o curador residente, um designer diferente a cada vez.


Realização
Os seis primeiros números do Periódico Permanente serão realizados com recursos do Prêmio Procultura Artes Visuais, gerido pela Funarte, e têm o apoio do Goethe-Institut, parceiro do Fórum Permanente desde a sua fundação.

[1] A prática de redação e publicação de relatos críticos sobre palestras, oficinas e debates presenciais vem sendo cultivada pelo Fórum Permanente desde as suas primeiras atividades. Junto aos registros em vídeo de todos os eventos transmitidos ao vivo pelo projeto, sempre disponibilizados na íntegra no website forumpermanente.org, os relatos descrevem, contextualizam e problematizam as discussões de origem, constituindo uma documentação crítica.