Você está aqui: Página Inicial / Revista / Periódico Permanente

Periódico Permanente

Sobre | Corpo editorialEdição AtualEdições AnterioresNormas de publicaçãoDicas para redação dos relatos criticos

 

ISSN 2318-4647

O Periódico Permanente surge para organizar e reorganizar editorialmente os diversos conteúdos arquivados na plataforma forumpermanente.org ao longo de seus dezoito anos de existência. Com periodicidade trimestral, a publicação irá trazer à luz textos, registros em vídeo e relatos críticos de eventos presenciais documentados no website sob diferentes amarrações curatoriais.


A plataforma forumpermanente.org se tornou um arquivo de referência para as discussões do campo da arte contemporânea no Brasil e no exterior, acumulando a documentação crítica de aproximadamente cem eventos presenciais ocorridos nos últimos anos. São textos, registros em vídeo na íntegra e relatos críticos de encontros, palestras, debates e oficinas, nacionais e internacionais, com ênfase em discussões sobre o museu de arte na atualidade, curadoria, mediação/educação e arte pública. A ideia deste novo projeto editorial é dinamizar esse arquivo, vendo como conteúdos publicados em diferentes épocas podem se tornar produtivos para gerar uma reflexão crítica no presente.


Uma revista como exposição temporária
A lógica do Periódico Permanente será similar à de exposições temporárias que mostram peças escolhidas do acervo de um museu.


O editor como curador
O coletivo editorial do Fórum Permanente compreende a sua prática como uma forma de curadoria, substituindo a denominação "editor" por "curador". Entende-se assim que, além do exercício editorial, é possível desenvolver, na virtualidade e nas suas relações com a cultura material, outras formas de organização e exposição da informação.


O curador residente
A dinâmica de cada número da revista se inicia com um convite a uma pessoa atuante no meio artístico - um artista, um crítico, um curador, um educador ou um pesquisador - ou mesmo de outras áreas - um antropólogo, um geógrafo - para realizar uma residência curatorial de três meses junto à equipe fixa do Fórum Permanente. Durante esse período, o curador residente deve, além de participar de todas as atividades e discussões do coletivo, estudar o arquivo do website forumpermanente.org e elaborar um projeto editorial/curatorial que utilize alguns conteúdos já existentes, articulando-os com conteúdos inéditos, a serem produzidos pelo editor e sua própria rede de colaboradores. É possível que diferentes curadores residentes convoquem alguns conteúdos comuns, no entanto criando diferentes constelações a cada edição/curadoria.


Concepção
O projeto editorial do Periódico Permanente, tal como irá funcionar a partir do primeiro número, com as residências curatoriais, foi concebido por Ana Letícia Fialho, Graziela Kunsch, Gilberto Mariotti, Leonardo Assis e Martin Grossmann e está sendo tocado pela equipe atual do Fórum Permanente, formada por Deborah Salles, Felipe Prando, Gilberto Mariotti, Leonardo Assis e Martin Grossmann (idealizador do Fórum Permanente, seu editor-chefe e curador-coordenador). Gilberto Mariotti, originalmente convidado como curador residente do primeiro número, assume o papel de editor responsável pela publicação, com a colaboração de Graziela Kunsch, convidada pelo seu envolvimento na coordenação da produção dos relatos críticos[1] publicados no website forumpermanente.org nos últimos anos.


Sistema gráfico
O logo do Periódico Permanente utiliza a mesma estrutura de 4x4 pixel presente no logo original do Fórum Permanente, e sugere, pela simples operação de "acender" ou "apagar" pixels, possíveis e inúmeras variações para futuros projetos.
jogo_logo

O logo original foi desenvolvido pelo chileno Roberto Yanez e o logo da revista por Wellington Cançado, em diálogo com a equipe do Fórum Permanente. A partir do primeiro número da revista um designer gráfico será convidado para trabalhar com o curador residente, um designer diferente a cada vez.


Realização
Os seis primeiros números do Periódico Permanente foram realizados com recursos do Prêmio Procultura Artes Visuais, gerido pela Funarte (2014).

 

Corpo Editorial


Normas de Publicação

Recomendações editoriais

 

Periodicidade

Trimestral

 

Créditos Gerais Fórum Permanente


Endereço de contato

E-mail: contato@forumpermanente.org

www.forumpermanente.org/revista

Fórum Permanente Associação Cultural

CEP 05302-970

 

[1] A prática de redação e publicação de relatos críticos sobre palestras, oficinas e debates presenciais vem sendo cultivada pelo Fórum Permanente desde as suas primeiras atividades. Junto aos registros em vídeo de todos os eventos transmitidos ao vivo pelo projeto, sempre disponibilizados na íntegra no website forumpermanente.org, os relatos descrevem, contextualizam e problematizam as discussões de origem, constituindo uma documentação crítica.

Periódico Permanente é a revista digital trimestral do Fórum Permanente. Seus seis primeiros números serão realizados com recursos do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010, gerido pela Funarte.

 

Número 0

Número 1

Número 2

Número 3

Número 4

Número 5

Número 6

Número 7

Número 8

Número 9

PP 09 00CAPA3

Número 10


Edição Especial