Você está aqui: Página Inicial / Revista / Número 5 / Textos / antes do fim do mundo. daniela mattos + alexandre sá | texto

antes do fim do mundo. daniela mattos + alexandre sá | texto

por Alexandre Sá & Daniela Mattos

O que fazer antes do fim do mundo? Como se pode atravessar uma crise que não é apenas existencial mas que converge com uma falta de perspectivas a curto prazo no panorama cotidiano coletivo, seja no âmbito político, educacional, artístico? O que pode um vídeo (ou qualquer tipo de trabalho artístico) diante dessas questões? De certo não há como respondê-las simplesmente, mas há de se inventar formas de ação e de reflexão perante a elas. No vídeo, propomos desde um gesto simples como olhar o céu à conclusão de que talvez a classe média tenha mais tempo a perder com crises existenciais. A conversa que se ouve em “Antes do fim do mundo” busca tocar nestes assuntos como que em uma deambulação discursiva, ao passo em que se realiza um percurso de saída e retorno à cidade do Rio de Janeiro, passando pela ponte Rio-Niterói em ida e volta, e terminando em Vila Isabel, na Av. 28 de Setembro, como homenagem a Noel Rosa.

Ainda que cercados por alguns clichês do discurso visual e verbal – mas que quando repetidos podem transformar seu significado, tanto numa operação de repetição que não exclui a diferença, quanto pelas camadas que a ação do tempo produz – o plano-sequência e a conversa vão sendo performados para o vídeo recuperando as questões que foram colocadas no início deste texto, arriscando a errar e cair em generalizações, mas sem perder o humor.

Ao entender que o mais difícil em momentos de crise é conseguir atravessá-la – pois quando fazemos isso estamos nos movendo, impedindo que ela paralise nossas velocidades – percebemos também o que ela move em nós, pois nos desviamos de obstáculos e criamos outros problemas (desses que artistas insistem em inventar).