Você está aqui: Página Inicial / Revista / Número 5 / Textos / o alimento no campo expandido. jorge menna barreto

o alimento no campo expandido. jorge menna barreto

Uma seleção de videoreceitas que consideram o que acontece antes e depois do momento no qual o alimento vai à boca; ativismo alimentar.


O paladar se tornou nosso senhor. As decisões do que vamos comer passam majoritariamente pelos critérios infantis e insuficientes “disso eu gosto” e “disso eu não gosto”. Se fossemos fazer um desenho do sistema digestivo, dando ao tamanho de cada órgão a importância que ele tem na nossa decisão do que comer, a boca seria hipertrofiada, muito maior do que qualquer outra parte do nosso corpo que está envolvida no processo de digestão.

É para a boca que se endereçam a alta-gastronomia, os salgadinhos, sorvetes e refrigerantes. O que foi necessário fazer para aquele ingrediente chegar a sua mesa ou o que acontece com ele depois que você o engoliu fica à sombra, ocultado.  O fato é que a tirania do paladar gera imensos impactos ambientais e na saúde.

>>> Como seria um novo desenho do sistema digestivo que incluísse não somente todos os órgãos envolvidos na dimensão correta, mas o que acontece antes e depois do alimento chegar ao nosso prato?

O que não vemos na imediatez do gosto destrói as nossas florestas, polui os rios, muda o clima e maltrata os animais. Além disso, o sabor altamente elaborado dos alimentos processados tem um impacto imensamente amargo para todo o resto do nosso organismo. No entanto, fechamos os olhos para o que acontece entorno dos cinco segundos que o alimento está na nossa cavidade oral. O protagonismo de um paladar viciado é uma maneira perversa de continuarmos a lidar com o ato da alimentação, excluindo a complexidade do sistema no qual estamos inseridos.

A seleção de vídeos a seguir apresenta uma pequena amostra de uma dieta baseada em plantas (plant-based diet), que considera o paladar importante, mas não se submete a sua tirania. Todas as videoreceitas apresentadas estão em acordo com um sistema sustentável de cultivo de alimentos, assim como com a saúde do nosso corpo.  Além delas, os filmes “A carne é fraca”, “Meat the truth”, “Fat, sick and nearly dead” e “Forks over knives” retratam o impacto ambiental e na saúde da dieta ocidental atual.

Playlist no youtube: http://www.youtube.com/playlist?list=PLbq1tkE9WRNOO-qvfIstzjFLGrqq7sPPg


Jorge Menna Barreto é artista e pesquisador. Doutor em poéticas visuais pela ECA-USP, atualmente dedica-se a um pós-doutorado no DAV-UDESC, no qual investiga as relações entre agroecologia e as práticas site-specific em arte. É professor colaborador na disciplina de Multimeios no mesmo departamento.

Conteúdo relacionado
Número 5